Lorena apresenta redução nos índices de criminalidade. Análise é feita com dados do segundo trimestre

A Segurança Pública é uma das preocupações básicas da Prefeitura Municipal de Lorena. No último trimestre (abril, maio e junho), a cidade apresentou redução considerável nos índices de criminalidade em relação ao mesmo período do ano anterior (2018).

O comparativo aponta redução de 80% nos roubos de veículo; 75% no homicídio culposo por acidente de trânsito; 50% na tentativa de homicídio; 46% nos homicídios; 42% nos furtos de veículo. No ano passado houve registro de 1 caso de latrocínio – roubo seguido de morte – e, neste ano, não houve registros dessa modalidade de crime. Maiores desafios na segurança pública do município, os crimes de roubo apresentam redução de 20% e os de furto apresentam 08%. Confira a tabela:

Crimes Quantidade 2º Trimestre 2018 Quantidade 2º Trimestre 2019 Redução %
Vítimas de Homicídio 11 6 46%
Tentativa de Homicídio 12 6 50%
Latrocínio 1 0 100%
Roubo 88 70 20%
Roubo de Veículo 5 1 80%
Furtos 205 188 8%
Furto de Veículo 12 7 42%
Homicídio culposo por acidente de Trânsito 4 1 75%

Os dados foram fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

O Secretário Municipal de Segurança, Major Lescura, ressalta a importância da união que há entre as forças de segurança para a redução de criminalidade na cidade de Lorena:  “Os agentes da Guarda Civil Municipal de Lorena em conjunto com outras forças de segurança pública como: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, entre outras, atuam de forma intrínseca na redução dos crimes na cidade. O trabalho realizado integra ações estratégicas visando a prevenção com presença dos agentes de segurança em locais e horários pré-definidos de acordo com estudos realizados pela Secretaria Municipal de Segurança”.

Estratégias contra a criminalidade

Uma das estratégias para reduzir o indicador da criminalidade é a implantação de telefone 153 para acionar a Guarda Civil Municipal, expandindo assim a comunicação com os munícipes e aumentando a sensação de segurança. Além do Disk Emergência que auxilia na diminuição do tempo de resposta aos delitos, existem atualmente quatro modalidades no patrulhamento preventivo, como: a pé, com bicicleta, com motocicletas e viaturas quatro rodas; tendo em vista que todos estão equipados com radiocomunicação. Dessa forma, agilizando o acionamento das equipes e potencializando a atuação dos agentes de segurança.

Caso atendido no Disk Emergência

A Secretaria de Segurança foi acionada pelo 153 para averiguar uma ocorrência de ameaça, que aconteceu no bairro da Olaria. O pedido foi atendido por uma viatura da GCM que estava em patrulhamento de área. Ao chegar ao local, a vítima informou que tem sofrido ameaças de morte constantes pelo autor, que nesta data estaria rondando sua residência com uma tesoura de jardinagem. As partes foram conduzidas para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi registrada a ocorrência e, em seguida, foram liberados. Com o autor das ameaças foram apreendidas uma tesoura de jardinagem, uma faca, uma serrinha e uma lima.