Saiba como se desfazer de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes de forma sustentável

0

As pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente. Na composição dessas pilhas são encontrados metais pesados como: cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana. Dentre os males provocados pela contaminação com metais pesados está o câncer e mutações genéticas.  Já as lâmpadas, por exemplo, possuem resíduos altamente perigosos e apenas uma unidade é capaz de contaminar 20 mil litros de água.

Em Lorena, o Ecoponto de Pilhas, Baterias e Lâmpadas Fluorescentes é parte da política ambiental e visa contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade, reduzindo a proporção de resíduos encaminhados ao aterro sanitário. Localizado na Estação Juventudes (Pç. da Estação-centro), o Ecoponto completou no mês passado 5 anos de funcionamento, resultando no recolhimento de quase 20 mil lâmpadas e mais de 300 kg de pilhas e baterias. 

Os números mostram que o espaço já faz parte da vida dos lorenenses e que a população está cada vez mais consciente da importância da preservação do meio ambiente. O espaço funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, e qualquer pessoa pode levar seu material para descarte.

Vale ressaltar que a cidade de Lorena e mais 15 cidades do Vale do Paraíba (Queluz, Cruzeiro, Guaratinguetá, Canas, Aparecida, Potim, Caçapava, Jambeiro, São Bento do Sapucaí, Campos do Jordão, Taubaté, Tremembé, Igaratá, São Luiz do Paraitinga e Redenção da Serra) integram, na região, os municípios participantes do Programa Município VerdeAzul. Nesta edição, Lorena encontra-se já na segunda etapa do programa, após ter sido habilitada pela organização, em um encontro realizado em Bauru (SP).

O programa, lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, tem o objetivo de descentralizar a política ambiental e proporcionar a eficiência na gestão dos assuntos ambientais, buscando a gestão ambiental compartilhada e criando responsabilidade mútua. 

Contribua para uma Lorena cada vez mais sustentável!

Share.

Leave A Reply