Prefeito Fábio Marcondes inaugura Centro do Idoso “Dr. Francisco João Teixeira Fonseca”. O Ambulatório de Especialidades II será incorporado ao Centro

Na última terça-feira (14), foi inaugurado o Centro do Idoso “Dr. Francisco João Teixeira Fonseca”, no bairro Vila Hepacaré, em Lorena. A cerimônia contou com a presença do prefeito Fábio Marcondes, vice-prefeita Marietta Bartelega, secretária de saúde Imaculada Conceição Magalhães, secretário de Obras e Planejamento Urbano Marcos Anjos, vereadores, familiares do homenageado, cidadãos e profissionais da saúde.

O Centro do Idoso um espaço dedicado ao atendimento especializado as pessoas na melhor idade, foi construído numa área de 872,00 m2 com recurso Federal de R$1.011.101,19.

O prédio contará com 04 salas multiuso, salas para atendimento geriátrico, psicológico, suporte em enfermagem, assistência social, terapia ocupacional, fisioterapia, sala de academia e convivência, recepção, salão para administração, terraço, cozinha, vestiários e sanitários. Todo ambiente foi pensado e estruturado para que funcione adequadamente e para receber o público da melhor idade. O Centro conta com acessibilidade total e segura a todas as áreas do prédio, é equipado com sistema de proteção a descarga atmosféricas, monitoramento e alarme. O Ambulatório de Especialidades II e a Farmácia que funcionavam no antigo prédio do INAMPS foi integrado ao Centro, o que proporcionará um atendimento mais rápido com uma melhor dinâmica. O Centro funcionará como referência as Unidades Básicas de Saúde. A pessoa idosa ao ser encaminhada pela Atenção Básica será acolhida e terá de forma integral total atendimento médico especializado e acesso aos medicamentos. Além da assistência, o centro possui sala de academia com equipamentos para fisioterapia e musculação,  mobiliário permanente como mesas, cadeiras, arquivos, computadores, sofás, TV, geladeiras e fogões.

Durante a inauguração, o prefeito Fábio Marcondes falou das dificuldades que enfrentou para concluir a obra que assumiu no começo do seu mandato. Destacou a importância de finalizar e entregar o Centro do Idoso e da integração do Ambulatório de Especialidades II e da farmácia para o atendimento da população. “A pedido do INSS vamos entregar o prédio onde funcionava o Ambulatório de Especialidades II e concentrar todo o atendimento médico aqui.  Essa integração favorece toda a população e principalmente o idoso que terá prioridade a todo atendimento médico especializado.  Preciso deixar aqui meu agradecimento à família do homenageado, Dr. Chiquinho, que terá seu nome vinculado ao Centro do Idoso. Uma pessoa muito querida que contribuiu para o desenvolvimento da cidade. Uma homenagem merecida”, disse o prefeito.

Para a secretária de Saúde a proposta da integração do Ambulatório de Especialidades II ao Centro do Idoso é proporcionar ao idoso acesso mais rápido a esse serviço especializado. “Temos que pensar de forma integral as necessidades da pessoa da melhor idade.  Por exemplo, o idoso pode estar precisando de um atendimento de urologia e também de gastroenterologia, o que acontece normalmente é que ele faz uma agenda para esses atendimentos, o que pode demorar até três meses para ele conseguir os demais atendimentos. Quando a gente tem a oportunidade de fazer isso de forma integral à assistência em todas as suas necessidades é muito mais rápida. A proposta é fortalecer a atenção ao idoso e também a toda a população com uma estrutura física mais adequada e melhores condições de atendimento.”, destacou Imaculada.

(Fotos Claudio Ribeiro)

DSC_1153DSC_1141DSC_1136DSC_1171