Comando da PM apresenta balanço anual da segurança pública ao prefeito Fábio Marcondes

O prefeito Fábio Marcondes recebeu, na manhã desta sexta-feira (22), a visita do 1ºTen. Matheus, comandante interino da 1ª Cia da Polícia Militar de Lorena. Na oportunidade, foram compartilhados com o chefe do Executivo os bons índices estatísticos do Comando de Policiamento do Interior 1 (CPI-1) na região, em 2018, encaminhados pelo Cel. Lourival da Silva Jr., comandante do CPI-1, de São José dos Campos.

Entre os números que merecem destaque, em comparação ao ano de 2017, estão seis de nove indicadores, são eles: queda no número de furtos (-2340), roubos (-1683), roubos e furtos de veículos (-451), roubos de carga (-44) e roubo a banco (-1). Também cabe destacar nos números da Secretaria de Segurança Pública, o grande índice de prisões e apreensões de armas e drogas realizadas no ano passado. Foram 747 armas apreendidas, 2.294 kg de entorpecentes e 8755 pessoas presas.

Em Lorena, a Prefeitura tem, semanalmente, integrado ações estratégicas entre Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Trânsito e Polícia Militar. Durante a reunião, o comandante Lourival reiterou a importância da cooperação entre os órgãos de segurança pública e instituições para redução dos problemas criminais da região.

Os dados apresentados acima refletiram diretamente na queda de alguns índices importantes em Lorena no ano passado. De acordo com os indicadores do ano de 2018 da SSP, o número de furtos em Lorena foi o menor desde 2001, com uma queda de 23%. Já os roubos sofreram redução de 32%, menor índice registrado desde 2012 na cidade. Também é destaque positivo a queda de 28% nos números de roubos e furtos de veículos, sendo o menor índice desde 2003. Outros indicadores que também merecem destaque são relacionados às ocorrências de trânsito, com queda em homicídio culposo por acidente e lesão corporal por acidente de trânsito.