Vacinação contra polio e sarampo tem cerca de 40% do público-alvo imunizado, após Dia D

0

(Fotos: Cláudio Ribeiro)

A 11 dias do final da campanha de vacinação, apenas 41,05% do público-alvo foi vacinado contra poliomielite e 39,85% contra sarampo, em Lorena. Os números são da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentados após o chamado “Dia D”, data de mobilização para vacinação em postos fixos e volantes, realizado no último sábado (18).

A meta é vacinar 95% das crianças com idade entre 1 anos e 5 anos incompletos até o dia 31 de agosto. A Campanha deste ano é indiscriminada, por isso, todas as crianças nessa faixa etária devem se vacinar, independente da situação vacinal.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem 1.237 casos confirmados de sarampo em 2018. Sete pessoas morreram devido à doença no país, sendo 4 em Roraima e 3 no Amazonas. Já em relação à poliomileite, ou paralisia infantil, trata-se de uma precaução, já que 312 cidades estão abaixo da meta preconizada para o controle da doença. Não há, contudo, casos de paralisia infantil no Brasil.

 

Até o dia 31, todas as 10 ESF’s e 4 UBS’s de Lorena estarão abertas para aplicação das vacinas em crianças de 12 meses a menores de 5 anos  (4 anos, 11 meses e 29 dias), de segunda a sexta, das 7h às 17h.  Aos pais, é importante destacar a importância da apresentação da carteira de vacinação, uma vez que as vacinas de poliomielite e sarampo fazem parte da rotina do calendário infantil e, segundo recomendações do Ministério da Saúde, algumas vacinas dependem de intervalos mínimos.

Pref (3) Pref (5) Pref (1) Pref (2)

Share.

Leave A Reply