Campanha de vacinação contra polio e sarampo ainda tem baixa cobertura. Dia D de mobilização acontece neste sábado (18)!

0

Cerca de 15 dias após o início da campanha de vacinação, Lorena está longe de atingir a meta contra poliomielite e sarampo. Segundo balanço preliminar da Secretaria Municipal de Saúde, apenas 26,76% das crianças foram imunizadas contra polio e 25,89% contra sarampo.

Para garantir a imunização, a recomendação internacional é que 95% do público alvo estejam protegidos. Em Lorena, a meta é vacinar 4500 crianças no período de campanha. É importante reforçar que mobilização dos pais este ano é primordial, principalmente porque o Ministério da Saúde expôs, em julho, o quadro de vulnerabilidade do país para doenças até então erradicadas, entre elas sarampo e polio.

No próximo sábado (18), acontece mais um Dia D de imunização na cidade. Na data, todas as unidades de saúde estarão funcionando das 8h às 17h. Além disso, será disponibilizado um posto volante na Praça Dr. Arnolfo Azevedo, das 9h às 16h30. Aos pais, é preciso destacar a importância da apresentação da carteira de vacinação, uma vez que as vacinas de poliomielite e sarampo fazem parte da rotina do calendário infantil e, segundo recomendações do Ministério da Saúde, algumas vacinas dependem de intervalos mínimos.

A campanha de vacinação deste ano é indiscriminada, ou seja, pretende vacinar todas as crianças dessa faixa etária no país, para manter coberturas homogêneas de vacinação.O ministério informou que para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite. Já os que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite, a famosa “gotinha”.

Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice Viral (que também protege contra caxumba e rubéola), seja qual for a situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

Portanto, as crianças de 1 ano até menores de 5 anos devem ser levadas a uma Unidade de Saúde, com o cartão de vacinação, para receber as doses de imunização da campanha.

Share.

Leave A Reply