Com programação de três dias, Lorena recebe III Salão Nacional de Turismo Religioso do CRER

(Fotos: Cláudio Ribeiro)

Até domingo (12), Lorena recebe um importante encontro sobre turismo religioso no Vale do Paraíba. Organizado pelo Caminho Religioso da Estrada Real (CRER), o III Salão Nacional de Turismo Religioso tem como tema este ano “Turismo Religioso e Comunidades de Acolhimento” e acontece no UNISAL.

A abertura ocorreu na manhã desta sexta-feira (10), no teatro São Joaquim, e reuniu autoridades políticas e eclesiásticas do Vale do Paraíba e Minas Gerais. O objetivo do encontro é reunir dioceses e membros das prefeituras envolvidas no Caminho Religioso da Estrada Real para diálogos com foco na difusão do turismo e traçar metas para o projeto, pra isso, também participam representantes da iniciativa privada, essenciais na definição da infraestrutura dos romeiros. Logo na abertura, a coreógrafa Layla Mulinari e os dançarinos do Espaço Expressão & Dança e Cia. apresentaram um trabalho contemporânea envolvendo a cultura religiosa e a tradição caipira da região.

Participaram da solenidade de abertura, o prefeito Fábio Marcondes, a vice-prefeita Marietta Bartelega, o Bispo da Diocese de Lorena Dom João Inácio Muller, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte Dom Geovane Silva, o representante da secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e integrante da Confederação Nacional de Turismo, Alfredo Gimenes, o representante do setor de cultura da CNBB Josimar Azevedo, o Reitor da Basílica e Santuário de Nossa Senhora da Piedade em Minas Gerais Padre Fernando Nascimento e o membro do conselho do CRER Eberhard Hans.

Desde o ano passado, os governos de Minas Gerais, São Paulo e prefeituras estão unindo esforços para a estruturação do CRER. O roteiro do CRER inclui uma peregrinação ligando Aparecida ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caetés, cidade da Grande Belo Horizonte, resgatando as tradições do percurso e valorizando a identidade e as belezas da região. O CRER segue parte do traçado da lendária Estrada Real, que no período colonial ligava Minas Gerais ao porto de Paraty, no litoral do Rio de Janeiro.

As atividades do III Salão Nacional de Turismo Religioso acontecem até domingo, sempre com programação durante a manhã e a tarde, e fazem parte do cronograma geral de Lorena de eventos turísticos, religiosos e culturais, em celebração ao Dia de Nossa Senhora da Piedade.

Pref (1)Pref (5) Pref (4) Pref (3) Pref (8) Pref (9) Pref 10 Pref (7) Pref (6) PrefPref (2)