Secretaria de Saúde promove III Simpósio de Amamentação

0

(Fotos: Cláudio Ribeiro)

Em preparação para a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que acontece de 01 a 07 de agosto, a Secretaria de Saúde de Lorena realizou o III Simpósio de Amamentação. O evento aconteceu nesta sexta-feira (29), na Casa da Cultura, com a presença de profissionais da Rede Pública de Saúde e Santa Casa.

O Simpósio reuniu médicos, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, educadores de saúde, agentes comunitários e dentistas para uma manhã de trocas de experiências e preparação para a programação da semana de amamentação. O tema este ano será “Amamentação: O alicerce da vida”, e a programação incluirá ações que promovam a amamentação como parte das estratégias de nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades.

Sobre a Semana Mundial de Amamentação:

A Semana Mundial de Amamentação acontece anualmente em agosto com o objetivo de incentivar o aleitamento materno e, com isso, melhorar a saúde dos bebês. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a amamentação é uma das formas mais eficazes de garantir a saúde e a sobrevivência dos recém-nascidos. Se toda criança fosse amamentada desde o nascimento até os 2 anos, mais de 800 mil vidas seriam salvas anualmente, estimam as entidades.

A OMS e o Unicef recomendam a amamentação imediata após o nascimento e o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida do bebê. Após o primeiro semestre, deve-se incluir alimentos nutritivos como complementação ao leite. Posteriormente, até os 2 anos de vida da criança, o leite materno deverá servir como complemento à alimentação. No Brasil, 39% das mães amamentam seus filhos exclusivamente até os 6 meses de vida, segundo o estudo do Unicef e OMS.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

DSC_0604

DSC_0606

DSC_0614

DSC_0622

Share.

Leave A Reply