Essa luta é de todos nós. Maio Laranja, mês de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

0

Sempre é tempo de falar sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O mês de maio é chamado maio Laranja com a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e AdolescentesEssa campanha vem para reforçar as ações de combate e conscientização. É importante que a população participe e fique sempre atenta a situações de abuso e exploração, e principalmente, denuncie.

Durante o mês foram realizadas ações alusivas ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.  sendo organizada pelo Conselho Regional de Psicologia – CRP da 6ª Região, Subsede Vale do Paraíba e Litoral Norte e pelos seguintes parceiros: Prefeitura de Lorena/ Secretaria de Educação e de Saúde, Observatório da Juventude, Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unisal e Centro Universitário Teresa D’ Ávila – Unifatea. No dia 15 de maio, na Sala do Jurí – Unisal,  aconteceu uma Mesa Redonda com o  tema “Trabalho em rede: qual a participação da Educação na garantia da proteção para a infância e a juventude? ”, tendo como intuito abordar o lugar da escola e sua articulação com as demais instituições para a garantia de uma rede de proteção para a Infância e Juventude no município e, como público-alvo os Gestores, Vice Gestores e Orientadores Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Lorena. No dia 16 de maio, no Auditório Pe. Leôncio – UNISAL, tivemos a Palestra: “Com olhos de Educador: estratégias possíveis de proteção para a infância e juventude”, que teve como convidada a Sra. Sônia Maria Ferreira Kohler, Professora do Observatório de Violências da UNISAL, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP.  Especialista na área de Violência Doméstica contra Criança e Adolescentes pelo IPUSP. Professora titular do UNISAL/Campus São Joaquim/Lorena/SP nos cursos de Psicologia e Pedagogia

e nos Cursos de Especialização em Psicopedagogia e Psicomotricidade e Metodologia para o Ensino Superior. Coordenadora do Observatório de Violências nas Escolas desde 2006.

Neste dia houve a participação dos docentes da Rede Municipal de Educação, escolhidos para serem multiplicadores em suas Unidades Escolares, os professores da Educação Infantil – Berçário e Maternal, 3º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, profissionais do CRE – Centro de Recursos Especiais e os especialistas de Arte e Ciências participaram da  palestra: “Com olhos de educador: estratégias possíveis de uma rede de proteção para a infância e juventude” e, como foco, a abordagem do lugar dos profissionais da Educação como observadores estratégicos para a garantia de uma rede de proteção para a Infância e Juventude no município.

deni 059

deni 061

IMG-20180516-WA0003

IMG-20180516-WA0011

IMG-20180516-WA0030

 

 

Share.

Leave A Reply