A Secretaria de Meio Ambiente participa da Campanha Estadual de Mobilização para a Coleta de Pneus.

Começa hoje (14) a Campanha Estadual de Mobilização para a Recolhimento de Pneus. A campanha acontece entre os dias 14 e 18 de maio e o foco é a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Lorena através da Secretaria de Meio Ambiente participa do Programa Município Verde Azul, realizado pela  Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA,  que tem como objetivo estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado. Essa ação faz parte das dez diretivas norteadoras da agenda ambiental e valerá pontuação no Programa Município Verde Azul. A cidade de Lorena possui Ecopontos que recebem material da população e garantem uma destinação correta a esses resíduos. Os pneus, além do prejuízo ao meio ambiente, é um dos materiais, que descartados inadequadamente, acumulam água e contribuem muito com o aumento de focos do Aedes aegypti causador da dengue, Zika e Chikungunya. Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente desde o início do EcoPonto, em 2016, já foram recolhidos aproximadamente 700 toneladas.

O Ecoponto de pneus funciona na empresa Valecap, parceira da prefeitura, fica localizado na Rua José Antônio de Almeida Gonzaga, 1300, Bairro da Cruz. O Ecoponto funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. Todos os pneus arrecadados pela coleta pública municipal durante a Campanha, serão retirados pela RECICLANIP, que representa os fabricantes de pneus do Brasil e que está responsável pela realização da Logística, encaminhando-os para destinação ambientalmente adequada.

Lembre-se “Ambiente limpo, Ambiente Saudável! Seja consciente, faça a sua parte!