Macaco é encontrado morto na Vila Portugal em Lorena

0

Um macaco foi encontrado morto nesta segunda-feira, 07 de maio, no bairro Vila Portugal, área da Zona Rural de Lorena. A principal preocupação é verificar se a causa da morte foi Febre Amarela, por isso, equipes da Vigilância Epidemiológica e Sanitária foram acionadas para início do processo de investigação, que consiste na retirada de fragmentos de tecido (rim, cérebro, fígado, coração, baço) do macaco para análise laboratorial. A análise será realizada em um laboratório de referência, sendo o Instituto Adolfo Lutz – Taubaté, a referência de Lorena. O laudo será divulgado por volta de 30 dias.

A suspeita levanta, mais uma vez, a importância da vacinação para a população, já que o índice de adesão da vacina continua em 32%, bem abaixo da meta estabelecida pela Secretaria de Saúde que é de 90%. É importante destacar que até o momento, Lorena não confirmou nenhum caso reagente em humanos para Febre Amarela, e desde 2017, foram atendidos dois pacientes com suspeita da doença, que foram descartados laboratorialmente.

No local onde o macaco foi encontrado, será feita, nesta semana, uma intensificação da campanha de vacinação contra Febre Amarela. Mesmo não morando na região da Vila Portugal, é preciso se vacinar. Procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa, de segunda a sexta, das 7h às 16h30, e imunize-se.

Segundo dados do Grupo de Vigilância Epidemiológica Estadual – Taubaté, até o momento, foram registradas mortes de 71 macacos com suspeita de Febre Amarela. Os municípios que confirmaram a doença em primatas não humanos ate o momento são: Taubaté (4 animais), Santo Antonio do Pinhal (1 animal), Pindamonhangaba (1 animal) e Bananal (1 animal). Já os municípios que confirmaram febre amarela em humanos (autóctones) são: São Bento do Sapucaí (2 casos, sendo 1 óbito) e São Luiz do Paraitinga (1 óbito).

Não deixe de se vacinar!

Share.

Leave A Reply