Estamos atentos no combate ao Aedes Aegypti

Não vamos nos descuidar no combate ao  mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika,  chikungunya. Combatendo o mosquito estamos combatendo e evitando essas doenças. No Verão, estação do ano em que as condições climáticas são ideais para a reprodução do Aedes aegypti, os cuidados para o combate ao mosquito devem ser reforçados para evitar o surgimento de focos.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, de abril de 2017 até o momento, não foram registrados casos de dengue em Lorena. Porém, mais do que nunca, temos que ficar atentos e manter o combate do mosquito Aedes aegypti. Não vamos dar trégua a ele, é importante o trabalho de prevenção da Prefeitura e da população para manter esse registro negativo de casos em nossa cidade. A Vigilância Epidemiológica tem realizado um trabalho contínuo com uma programação de vistoria casa-a-casa, a Secretaria de Serviços Municipais também  tem intensificado o trabalho de recolhimento e limpeza de lixos e materiais que são descartados inadequadamente em  terrenos vazios,  porém a participação da população tem sido, e é fundamental para a eliminação dos locais de possíveis proliferação e essencial para eficácia do trabalho da Prefeitura.

De acordo com a equipe de Controle de Vetores do município, os principais criadouros para larvas em Lorena são os ralos internos e externos, os pratos de planta e os reservatórios de água da chuva.

Os ralos também devem ser tratados a cada três dias com cloro, água sanitária ou sal grosso ou a colocação de telas, pratos de plantas devem ser mantidos com areia até a borda e plantas aquáticas devem ter sua água trocada a cada três dias no máximo, e baldes, vasilhas, copos e garrafas devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo.

Pedidos de vistoria e denúncias de focos de proliferação do Aedes aegypti podem ser feitos diretamente na Vigilância Epidemiológica, na Secretaria de Saúde,  pelo telefone 3153-3300.

Juntos somos imbatíveis contra o Aedes Aegypti.