Guardas Civis Municipais recebem capacitação sobre fiscalização e legislação de poluição sonora e descarte irregular de resíduos sólidos

(Foto: Cláudio Ribeiro)

Para reforçar o controle e fiscalização de poluição sonora e também de descarte irregular de resíduos sólidos em ruas e terrenos, a Guarda Civil Municipal iniciou um curso com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pelo serviço na cidade.

Com duração de quatro semanas, o curso abordará instrução de legislação contra ruídos, manuseio do decibelímetro, equipamento utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora, e, consequentemente, da intensidade do som, conceitos de resíduos sólidos e fiscalização do descarte irregular do material em espaços públicos, vias e terrenos.

Atualmente, ambos serviços são executados pela Secretaria de Meio Ambiente. Para o trabalho, a Prefeitura conta com a denúncia de moradores, por meio do telefone 3157-2619 e pelo e-mail semear@lorena.sp.gov.br. Com o futuro apoio da GCM na execução do serviço, o objetivo será inibir a ilegalidade nestes dois aspectos, descarte irregular e poluição sonora. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Willinilton Portugal, também está no planejamento atividades práticas externas, no mês de fevereiro.