Prefeitura recupera Placas de Sinalização da Estrada Chiquito de Aquino vandalizadas

As placas de sinalização da Estrada Chiquito de Aquino foram alvo de vandalismo. Algumas delas roubadas! Em tempos de grandes manifestações sociais com discursos de reforma política, ética, combate à corrupção e melhorias na prestação de serviços públicos, nesse contexto, surge um questionamento! Queremos um país, um estado e um município mais honesto mais responsável, melhor administrado, mas o que estamos fazendo para isso? Precisamos olhar também para as nossas responsabilidades sociais. Como teremos força e autoridade para cobrarmos de nossos representantes se não fazemos a nossa parte! Um claro e simples exemplo de que temos muito por conquistar é o ato de vandalismo. Uns justificam como ato de protesto, outros puramente pelo fato de destruir, outros ainda, para se beneficiar ou lucrar com o ato. Daí o questionamento, quem pagará a conta dos prejuízos causados em razão do vandalismo e violência?

vandPraça Dr. Arnolfo Azevedo – Recém revitalizada

Em primeiro lugar, embora pareça desnecessário, vale a pena lembrar que os atos de vandalismo são considerados crimes, respondendo os autores pelas penas impostas na lei para os danos causados ao patrimônio público e privado, além das penas previstas para os crimes relativos à violência. Além disso, o vândalo poderá também ser responsabilizado civilmente, ou seja, pagando a conta dos prejuízos causados.
Existem dois tipos de vandalismo mais comuns, o furto que a pessoa pratica para revender o material em busca de lucro ou para utilizar em benefício próprio como, por exemplo: na construção de galinheiros ou outras utilizações domésticas e o outro simplesmente pelo ato de destruir. Os dois casos são crimes e tem que ser combatidos.
Infelizmente Lorena não foge ao cenário, temos acompanhado alguns atos de depredação de prédios públicos, escolas, pichações, destruição de lixeiras, placas de identificação dos próprios públicos, roubos de sinalização de trânsito e outros tantos.

vand1Calçadão Antonio Rizatto – Bairro São Roque

Um recente ato de vandalismo aconteceu esta semana e chamou a atenção, as placas de sinalização da Estrada Municipal Chiquito de Aquino, que leva ao bairro da Santa Lucrécia e ao bairro do Pedroso, zona rural, foram vandalizadas e  roubadas.

estr4

Estrada Municipal Chiquito de Aquino – Santa Lucrécia – Zona Rural

Um ato como esse, além de crime contra o patrimônio público, pode causar sérios acidentes até mesmo fatais aos usuários da estrada. Com o roubo destas placas e pontaletes, a sinalização ficou comprometida e deficitária colocando em risco a vida dos motoristas que se utilizam da estrada.

estr

Estrada Municipal Chiquito de Aquino – Santa Lucrécia – Zona Rural

A Secretaria de Trânsito e Transporte assim que foi informada, foi até o local onde conseguiu recuperar algumas dessas placas de sinalização.

estr2

A Prefeitura precisa e conta com a ajuda e conscientização de toda a população para combater esses atos de vandalismos. Se você flagrar alguém cometendo um ato de vandalismo, registre ocorrência, ligue para a polícia militar. Quando se destrói ou rouba um bem público, todos nós estamos sendo roubados. A reposição ou o reparo é necessário, portanto, quem paga a conta em dobro, somos todos nós! Então vamos cuidar do que é nosso, denuncie!

Fotos: Claudio Ribeiro