Lorena amplia vacinação contra gripe para novos grupos

A Secretaria Municipal de Saúde incluiu novos grupos prioritários na campanha de vacinação contra gripe. Em Lorena, o objetivo é imunizar pessoas que possuem maior contato com o público.

A partir de agora, policiais federais, guardas municipais, doadores de sangue e medula, trabalhadores do Tribunais de Justiça e Fóruns, profissionais que trabalham com pessoas em situação de rua, cuidadores de idosos, auxiliares de classe, funcionários de escolas de ensino básico e superior, funcionários de creches, trabalhadores da limpeza urbana e coletores de resíduos, também podem receber a vacina nas Unidades de Saúde de Lorena. Para a imunização, basta apresentar comprovante de vínculo trabalhista, como crachá, holerite ou comprovação de doação de sangue.

A vacina, disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde.

Em Lorena, assim como em  praticamente todo país, a procura pela vacina tem sido baixa, de 66%, e está abaixo da meta que é de 90%.

Dos grupos que podem tomar a vacina pelo SUS desde o início da campanha, trabalhadores da saúde têm a maior cobertura: 79,9% desse público se vacinou. Entre os idosos, o alcance foi de 77,1% e, entre as puérperas, 67,7%.

Os grupos que menos se vacinaram foram as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com 39,2% de cobertura e puérperas com 61% .

A vacina contra gripe está disponível em todas as unidades de saúde de Lorena. Para as crianças. a vacina só não estão sendo aplicadas no Ambulatório Médico de Especialidades II (antigo INAMPS).