Lorena recebe encontro de turismo do projeto ‘Caminho Religioso da Estrada Real’ (CRER), nesta terça-feira (04)

O turismo religioso na região está em pauta e Lorena está, cada vez mais, inserida nesse contexto. Na próxima terça-feira, 04 de abril, na Casa da Cultura, a cidade recebe uma reunião das cidades do circuito turístico religioso, dentro do projeto do Caminho Religioso da Estrada Real (CRER).

O projeto inclui um roteiro de peregrinação ligando Aparecida ao Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caetés, cidade da Grande Belo Horizonte. O CRER segue parte do traçado da lendária Estrada Real, que no período colonial ligava Minas Gerais ao porto de Paraty, no litoral do Rio de Janeiro.

Os governos de Minas Gerais e São Paulo vão coordenar esforços para a estruturação do CRER e a iniciativa será lançada oficialmente no mês de setembro, com a “Romaria 550”. Essa romaria vai comemorar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e os 250 do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais.

Em Lorena, a reunião será às 9h desta terça-feira com participação e recepção da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Sobre o mesmo assunto, foi realizada em 24 de fevereiro uma reunião em Aparecida com o subsecretário de Turismo de Minas Gerais, Gustavo Pessoa Arrais, para discutir detalhes do projeto.

Como reflexo dessa união, no dia 6 de março o  governador Geraldo Alckmin recebeu no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, os conselheiros do CRER. Na ocasião, Alfredo Gimenez, que  é Delegado Regional de Turismo do Vale do Paraíba e Litoral Norte e também diretor de Turismo Religioso da CNTur, foi apresentado formalmente como interlocutor para o CRER no estado de São Paulo.

Os municípios foram convidados oficialmente pela Secretaria de Turismo do Estado da São Paulo para participarem do projeto.