Prefeitura investe em acessibilidade e adequação de prédios e espaços públicos

O direito à acessibilidade é um meio de garantir que as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida possam circular e utilizar os espaços de forma plena. Por isso, a Prefeitura Municipal tem investido em obras de reforma e adequação de prédios e espaços públicos, visando democratizar e atender a população.

Nos últimos anos, as áreas de saúde, educação e lazer foram as mais beneficiadas com investimentos. Das 39 escolas existentes no município, 26 receberam obras de reforma pela atual gestão, incluindo a adequação com rampas de acessibilidade. Além disso, a CIEJAP ‘Milton Ballerini’ recebeu obras para a adequar o prédio para a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, com a instalação de um elevador, criação de novos espaços para o Centro de Recursos Especiais (CRE) e rampas.

CMEI FRANC CAND CECAP 01

Já a obra do Mercado Municipal, entregue em julho deste ano, incluiu a construção de dois blocos de sanitários, com banheiros para acessibilidade e elevador.

mercadao 1

Outra referência em acessibilidade é o prédio da Secretaria Municipal de Educação.  O prédio realiza diariamente mais de 60 atendimentos e a rede municipal de ensino atende a mais de 8.500 alunos.

predio-educacao-2 (1)

Executado no segundo semestre deste ano, o projeto de revitalização das praças contribui diretamente para a melhor qualidade de vida das pessoas. Pensando nisso, as praças reformadas e constrúidas receberam obras de acessibilidade.

15657784_1295606130506376_177061313_o

A praça Dr. Arnolfo de Azevedo recebeu uma atenção especial da Prefeitura. Além das rampas de acessibilidade no entorno da praça e no acesso ao palco, foram construídos banheiros públicos adaptados e um piso especial antiderrapante.

DSC_0471

Atualmente, as secretarias de Obras e Serviços Municipais trabalham na implantação de rampas de acessibilidade e adequações no canteiro central da Avenida Peixoto de Castro. O objetivo é facilitar o tráfego e a mobilidade na avenida, que é uma das principais do município.

DSC_0065 - Cópia