Ópera Curta apresenta versão de La Traviata no Teatro Teresa D’Ávila

O Teatro Teresa D’Ávila recebe no próximo domingo, 12 de junho, a  Ópera Curta – Lá Traviata, em uma parceria do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria Municipal de Cultura.

A apresentação será gratuita e exibida às 19h, com censura para menores de 14 anos. ‘La Traviata – a ópera contada e cantada’ foi criado tendo como referência a novela ‘A Dama das Camélias’, de Alexandre Dumas Filho e a ópera ‘La Traviata’, do compositor italiano Giuseppe Verdi e do libretista Francesco Maria Piave.

A Ópera Curta conta a história de Violetta Valèry, uma cortesã parisiense, que se apaixona por Alfredo e deixa tudo indo morar com ele no interior. O pai do jovem, Giorgio Germont, a convence a abandoná-lo para preservar a honra de sua família e, com isto, garantir um bom casamento para a irmã de Alfredo. O casal se separa e, ao final, consumida pela tuberculose, Violetta morre nos braços de Alfredo recém retornado a Paris. Com estes elementos, criou-se um espetáculo que conta esta história, preservando as principais árias e duetos da ópera, os detalhes da novela original e um pouco da imaginação do autor.

O espetáculo propõe-se a oferecer à plateia uma visão objetiva das relações entre os personagens, provocando a reflexão a respeito dos seus próprios sentimentos e a maneira complexa como a prostituição é vista ainda hoje, sem perder de vista, é claro, o objetivo de contar a história da ópera.

A questão central passa a ser a reciprocidade do amor de Violetta e Alfredo sob o ponto de vista do pai do rapaz e sua rejeição preconceituosa à vida de Violetta. Amor e preconceito andam juntos e são temas permanentes ainda hoje.