Caixa Econômica Federal recebe primeiro produto do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos- PMGIRS

A Prefeitura de Lorena deu mais um importante passo na implementação do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos- PMGIRS.

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente entregou para a Caixa Econômica Federal o primeiro produto do Plano, que é a Legislação Preliminar.

Serão seis etapas analisadas pela Caixa Econômica Federal e AGEVAP, entre diagnóstico da situação atual, prognóstico com os objetivos e metas de curto, médio e longo prazos; programas, projetos e ações para atingir os objetivos e metas; ações para emergência e contingência; e, mecanismos para monitoramento e avaliação da eficiência e eficácia das ações.

Nesta primeira etapa entregue pela prefeitura, consta o levantamento das leis que o município têm em gestão de resíduos sólidos.

É importante ressaltar que a implantação de um Plano de Gestão trará reflexos positivos na diminuição dos impactos ambientais provocados pela disposição inadequada dos resíduos.

Em breve, serão realizadas audiências públicas para a participação da sociedade civil na execução do plano municipal.

O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos ,conforme preconiza a Lei Federal 12.305/2010. O município que não tiver o plano, poderá sofrer sanções,como a  proibição de não receber recursos  federais e estaduais  para investimentos na área e emendas parlamentares.

Jpeg