Lorena reforça ações de combate à dengue

Para que em 2016 Lorena não sofra uma nova epidemia de dengue, a Secretaria de Saúde está reforçando ações de combate ao mosquito. O município que já sofreu duas epidemias da doença, sendo a primeira em 2011 e a segunda neste ano de 2015, apresenta números significativos de casos positivos de dengue para o período.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde demonstram que desde 01 de julho de 2015 foram registrados 35 casos de dengue, sendo que 34 são autóctones, ou seja, contraídos na própria cidade.

Com o aumento das chuvas e das temperaturas, o mosquito encontra maior oferta de criadouros (objetos com água parada). O tempo quente também favorece o ciclo de reprodução do mosquito.

Por isso, se não houver atenção redobrada por parte de todos, existe a tendência de crescimento da infestação de Lorena pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Medidas preventivas para combater o mosquito da dengue
. Evitar água parada.
. Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água.
. Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d’água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris.
. Furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas.
. Guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água.
. Limpar periodicamente, calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o   acúmulo de água.
. Jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.
. Encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno.

Faça sua parte. Não deixe nada que possa acumular água em sua casa, local de trabalho ou lazer.

A dengue pode matar!