Lorena inicia ADL para mapeamento de focos do mosquito da dengue

As ações de combate à dengue acontecem durante todo o ano. Na última semana, o Programa Municipal de Combate ao mosquito Aedes aegypti, iniciou um importante estudo de campo: A ADL (Avaliação de Densidade Larvária).

A avaliação consiste na busca ativa por larvas para análise e identificação de criadouros do mosquito da dengue. A ação que acontece até a primeira quinzena de novembro, passará por 600 imóveis de todos os bairros de Lorena.

A atividade é preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). As amostras de larvas recolhidas serão enviadas para a Sucen, onde são analisadas em microscópio para identificação das espécies.

Além das ações da ADL, a Secretaria de Saúde continua realizando as atividades de rotina e monitoramento nos bairros. Para que o levantamento seja o mais preciso possível, é imprescindível a colaboração e participação da população, permitindo que os agentes entrem nas casas e façam a verificação.

O Combate à Dengue é uma responsabilidade dos órgãos públicos e de toda população. O mosquito da dengue se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias (água parada limpa ou pouco poluída). A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução dos casos de dengue registrados no município.

Medidas preventivas para combater o mosquito da dengue
. Evitar água parada.
. Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água.
. Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d’água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris.
. Furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas.
. Guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água.
. Limpar periodicamente, calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o   acúmulo de água.
. Jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.
. Encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno.