Prefeitura rescinde contrato com empresa responsável por reforma do Mercadão

Buscando agilidade na execução das obras e responsabilidade nos compromissos firmados com a população, recentemente, a prefeitura de Lorena rescindiu o contrato com a empresa responsável pela reforma do Mercado Municipal, Senal Construções e Comércio Ltda, vencedora de processo licitatório. A escolha de uma nova empresa para a execução do restante da obra está prevista para o dia 10 de agosto, por meio de licitação.

A decisão não gera prejuízos ao erário público, já que a empresa recebeu apenas pelos serviços que executou. Além disso, a empresa a ser contratada após novo processo licitatório receberá pelo restante da obra a ser feita. O investimento total do projeto é de R$3,4 milhões, e a Senal Construções recebeu o valor de R$1.222.172,87, correspondente aos serviços realizados.

A previsão da prefeitura é de que as obras sejam retomadas em agosto, com a nova empresa tendo um prazo de sete meses para a conclusão dos trabalhos. Ficará a cargo da nova contratada a construção e adaptação das áreas de acessibilidade, finalização da pintura do prédio, e pavimentação interna e externa.

Pagamentos e serviços.

No decorrer dos 12 meses de obras, foram realizadas oito medições físicas dos serviços executados para viabilizar os desembolsos de financiamento à reforma e pagamento à empresa.

A 1ª medição, de R$ 144.441,04 corresponde aos meses de junho, julho e agosto de 2014, quando foi feita a sondagem do terreno, demolição, retirada de telhado e retirada de estrutura em madeira. A demolição continuou na 2ª medição, de R$ 49.028,42, junto com retiradas de telhado, remoção elétrica e retirada de entulhos, ocorridas em setembro de 2014.

Em outubro de 2014, foram pagos R$ 225.824,46 pelos serviços de demolição de revestimento de parede, remoção de pintura de estruturas de madeira, telhamento em chapa de aço, chapisco e emboço interno e externo e pintura em estruturas de madeira. Nos últimos meses de 2014, novembro e dezembro, a empresa recebeu R$ 318.152,43 pela remoção de pintura em madeira, retirada de estrutura de madeira, telhamento em chapa de aço, tinta esmalte em superfície de madeira.

A 5ª medição, de R$177.013,89, ocorreu em janeiro e fevereiro deste ano, correspondente a demolição de revestimento de parede, remoção de pinturas de madeira, retirada de telhado, estruturas em madeira, calha rufo, chapisco e emboço interno e externo e tinta esmalte em superfície de madeira. Em março foi feita a regularização do piso, telhamento, calha rufo, chapisco interno e externo, no valor de R$138.159,13.

A 7ª medição viabilizou o pagamento de R$69.499,02, em estruturas de concreto armado, alvenaria e vedação, chapisco e emboço interno e externo e desvio de águas pluviais. O último pagamento feito a empresa, no mês passado, foi de R$ 100.054,48, pela continuidade na regularização de pisos, hidráulica, estrutura em concreto armado, chapisco e emboço interno  e externo e rede de esgoto.