Lorena terá Parque Ambiental de 80 hectares

Concessão de uso vai permitir Lorena ter Parque Ambiental de 80 hectares. A área, localizada na Barragem de Regularização do Ribeirão Taboão, vai ser cedida à prefeitura de Lorena pelo DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica. A assinatura do termo de cessão será realizada nessa terça-feira (05), às 15h30, no salão principal da Casa da Cultura, Rua Viscondessa de Castro Lima, 10, Centro, Lorena.

Na área, até então desativada, encontra-se a represa reguladora da vazão do Ribeirão Taboão.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Willinilton Portugal, será necessário fazer uma análise técnica minuciosa da situação do local a fim de nortear a recuperação da área que foi bastante degradada, mesmo apresentando uma leve recuperação natural. A partir da cessão, a represa deverá ser desassoreada; as edificações abandonadas terão que passar por reforma e devida manutenção, assim como as áreas cobertas com vegetação.

O objetivo é estabelecer parcerias com universidades e faculdades de Lorena e região (EEL-USP, FATEA, UNISAL e FARO, UNESP) para que sejam feitas pesquisas relacionadas à aplicação ambiental, educacional e na área da saúde. Além das instituições de ensino, a meta é buscar apoio técnico da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, e a Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, para efetivar a criação do Parque Ambiental Taboão.

Além disso, também pretende-se recorrer à entidades e sociedade organizada para definir de forma democrática o uso do espaço, dando atenção especial às entidades voltadas à preservação da cultura regional.

Na área de lazer, a meta é a criação de trilhas ecológicas com monitoramento; atividades de ecoturismo; arborismo; projetos de educação ambiental; a possível instalação uma base da Polícia Ambiental; instalações esportivas ao ar livre; projetos de reflorestamento; campeonatos regionais; transferência do Viveiro de Mudas Municipal para o local; direcionar a recreação dos funcionários municipais de Lorena e familiares; e etc.

Além dos benefícios sociais, um parque desse porte beneficiará Lorena, o Vale do Paraíba, e o Estado de São Paulo, que terá um centro de referência na área de pesquisa ambiental e lazer.

parque taboao parque taboao
parque taboao