A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Cultura (SeC) e Subsecretaria de Eventos, promove, nos dias 08, 09, 10 e 11 de maio, a LORENVALE – Tradição e Cultura, resgatando um evento muito representativo para a população local e de outros municípios do Vale do Paraíba. Estarão representadas, em diferentes manifestações artísticas, as cidades de Areias, Cachoeira Paulista, Guaratinguetá, Potim, Piquete, Silveiras, Taubaté, além de Lorena, anfitriã do evento.
A festa trará a Lorena shows de artistas conhecidos na região, manifestações artísticas de cidades vizinhas, exibição de filmes, entre outras atrações. Nos dias 08 e 09, a Lorenvale terá início às 18h. Sábado terá atrações a partir de 15h, e no domingo o evento começa às 12h.
No primeiro dia (08), o público vai conferir a apresentação da Orquestra Joseense de Viola Caipira da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. No dia 09, será a vez de Leandro Ferreira subir ao palco. No sábado, os shows serão da Orquestra de Violas e Violões Itaboaté e de Daniel Lorena. E no último dia, domingo, Fábio Satim fechará a programação musical.
Mazzaropi. Além dos shows, quem for à Praça da Matriz, na região central de Lorena, poderá saborear a culinária regional e apreciar o artesanato e demais trabalhos artísticos de diferentes cidades paulistas.
Outra atração poderá ser conferida na Casa da Cultura. Durante a Lorenvale, o espaço ficará aberto para o público conhecer mais a história do município, e no mesmo local, em uma sala especialmente reservada para filmes, serão exibidas cinco obras cinematográficas, sendo quatro delas de Mazzaropi, o caipira mais famoso de todos os tempos, que comporão o ‘Ciclo de Cinema Mazzaropi’.
A programação dos filmes é a seguinte:
* Dia 07 – 20 h – Lançamento do filme ‘Os Sete Homens de Ouro de Lorena’. (concepção e direção de José Nicodemos Cardoso, com personagens da história contemporânea local).
* Dia 08 – 19h30 – Ciclo de Cinema Mazzaropi – abertura com Joel Ramos – Crítico de Cinema, e exibição de ‘No Paraiso das Solteironas (1968)’.
* Dia 09 – 19h30 – Ciclo de Cinema Mazzaropi – exibição de ‘Um Caipira em Bariloche (1971)’.
* Dia 10 – 19h30 – Ciclo de Cinema Mazzaropi – exibição de ‘Uma Pistola para Djeca’ (1969).
* Dia 11 – 19h30 – Ciclo de Cinema Mazzaropi – exibição de ‘Betão Ronca Ferro’ (1970).
Todos os filmes serão exibidos na Casa da Cultura, com entrada gratuita.
Shows. Buscando uma programação variada para as apresentações musicais no palco, virão para Lorena músicos e grupos para agradar a diferentes gostos e gerações. Confira o perfil de cada um:
Orquestra Joseense de Viola Caipira: Grupo musical que busca valorizar e divulgar a música raiz, um importante traço cultural da região. No repertório apresentado pela orquestra estão músicas tradicionais caipiras e sertanejas, de compositores como Rolando Boldrin, Tião Carreiro, Teddy Vieira, Mário Zan, entre outros.
Leandro Ferreira: Suas influências musicais são Sérgio Reis, Tião Carreiro e Pardinho, Trio Parada Dura, Gino e Geno, Milionário e José Rico e outros famosos. Em 2013, ao lado de Hugo e Tiago, Felipe e Falcão, Tonho Prado e Leo Junior, Adriano Diniz e Gabriel e Pe. Antonio Maria, participou do dvd ‘Milagres’, do programa Terra da Padroeira, da TV Aparecida. Em 2014, lançou seu primeiro trabalho, com 15 canções.
Daniel Lorena: Os 15 anos de carreira começaram na Banda Nelinho ao Vivo, da qual era vocalista, participando de eventos diversos, com repertório de qualidade. Em seguida, partiu para composições próprias e um novo estilo musical. Daniel Lorena vem com suas próprias criações, com novo gênero musical: o Novo Sertanejo. Trata-se de estilo moderno da música sertaneja que se adapta a quaisquer outros ritmos musicais.
Fábio Satim: Estilo sertanejo universitário. Tem 20 anos de carreira, 40 mil cópias de cd´s vendidas, média de 90 shows por ano desde 2005. Já teve música divulgada no cd oficial da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Já esteve nos programas de tv de Raul Gil, Canção Nova, Papo Vanguarda e Sílvio Santos. Tem músicas regravadas por Eduardo Costa, César Menotti e Fabiano, João Bosco e Vinícius.