Confira o andamento das obras da Casa da Juventude e da única Casa Afro do Vale

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, deu início, em dezembro, às obras de construção da Casa da Juventude e Casa SP Afro Brasil, que é a única no Vale do Paraíba. Ambas estão localizadas ao lado do Centro Social Urbano de Lorena (CSU). O intuito é promover espaços de apoio ao público jovem e equidade racial, respectivamente.

Juntas, as novas instalações somam um investimento de quase R$ 2 milhões de recursos estaduais e municipais, e deverão ser finalizadas em um prazo de 6 meses.

Casa da Juventude
A Casa da Juventude será voltada para o público jovem, incentivando a qualificação, aprendizado, convivência e empreendedorismo, estimulando a economia criativa, a inovação e a criação de novos projetos e negócios entre o público juvenil.

Com um investimento total de R$ 1.019.897,72, sendo R$ 790 mil de um repasse estadual e o restante de contrapartida municipal, a Casa conta com uma área construída de 240m², com salão para as estações de trabalho, área de convívio, recepção, banheiros, cozinha, salas de reunião e apoio, além de duas áreas externas cobertas.

O objetivo é proporcionar a inserção e a preparação dos jovens para o mercado de trabalho e primeiro emprego, auxiliando-os na busca de oportunidades, oferecendo cursos de qualificação profissional e incentivando o trabalho colaborativo (coworking) para o desenvolvimento de projetos sustentáveis.

Casa SP Afro Brasil
Já a unidade da Casa SP Afro Brasil, que é a única do Vale do Paraíba, será um centro de difusão da equidade racial, mas também de proteção e de preparação da comunidade negra e comunidade quilombola. Entre os pilares do programa, estão o reconhecimento e valorização da história e cultura afro-brasileira, promoção de políticas públicas de desenvolvimento social e econômico, justiça, enfrentamento ao racismo religioso, institucional e estrutural, e a garantia de acesso a serviços e programas públicos.

O investimento total é de R$ 978.093,90, sendo R$ 765 mil de repasse estadual e o restante de contrapartida municipal. A Casa Afro conta com uma área construída total de 198,70m², com salão multiuso para palestras e pequenos eventos, espaço culinário, brinquedoteca, salas de apoio social, psicossocial e jurídico, conjunto de banheiros, além de duas áreas externas cobertas.

Os espaços estão localizados na Rua Capitão Oscar Santos Bittencourt, s/nº, Bairro Quatinga (ao lado do CSU).

#lorenanaopara #casaafro #casadajuventude

Camada 9Camada 10