A Secretaria de Saúde está com uma programação especial do Novembro Azul

0

Homem, você que ainda não fez os exames preventivos, ainda dá tempo! Este é o foco da campanha Novembro Azul, mês em que as ações de conscientização e prevenção contra o câncer de próstata são intensificadas nas unidades de saúde.

Por isso, a Secretaria de Saúde de Lorena está com uma programação especial que se estende por todo o mês, realizando testes rápidos de HIV e Sífilis, coleta de sangue para o exame de PSA para homens com idade a partir de 50 anos, além da vacinação contra a Covid-19.

Todos os homens que desejarem realizar algum desses exames poderá comparecer nas seguintes unidades de saúde, portando o cartão do SUS e documento com foto:
• UBS Vila Nunes e UBS Cecap – Dia 20/11, das 07h às 13h;
• UBS Bairro da Cruz e UBS Industrial – Dia 27/11, das 07h às 13h.

O PSA (antígeno prostático específico) é um exame utilizado para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos, através da coleta de sangue.

Para realizar a coleta do PSA o homem não pode ter tido relações sexuais ou ejaculação nas últimas 48 horas (2 dias). Não realizar exercícios em bicicleta, motocicleta ou equitação nas últimas 48 horas (2 dias). Após o uso de supositórios, sondagem uretral ou toque retal, aguardar 3 dias para a coleta.

Homem que se cuida tem atitude! Reitera-se que exames preventivos podem ser realizados em qualquer período do ano nas unidades de saúde de Lorena.

#lorenanaopara #governodeoportunidades

novembro-azul-programacao

Share.

Leave A Reply