Novidades sobre o projeto de restauro do Solar Conde de Moreira Lima

Recentemente, em uma reunião conjunta entre a Secretaria de Cultura e Turismo, a Procuradoria do Município, a Fundação Olga de Sá e a Arquitetura Plena, responsáveis pelo projeto de restauro do Solar Conde de Moreira Lima, foi firmado um contrato que define como se dará o andamento da obra.

A Fundação fará a captação de recursos e a Prefeitura irá acompanhar o andamento do processo e da obra. Iniciado o restauro, a previsão de entrega é de 14 meses, com um valor total de R$ 8 milhões (orçamento de maio de 2019), que já está sendo reajustado pela Arquitetura Plena.

Enquanto a obra não inicia, a Secretaria de Cultura e Turismo realizará algumas ações de contenção dos danos, em parceria com a Secretaria de Obras e Planejamento Urbano e com orientação da Arquitetura Plena.

Ambas ajustaram as propostas de ações emergenciais do Solar, buscando a preservação do patrimônio tombado. Definido o projeto, foi iniciado o processo de compra direta. Estima-se que, entre 15 e 30 dias sejam iniciadas as obras emergenciais, com prazo de entrega de 30 e 60 dias, no máximo.

O Solar Conde de Moreira Lima foi tombado como patrimônio histórico pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) em outubro de 1975. Na década de 1970, o prédio passou a ser utilizado pela Prefeitura de Lorena, para sediar a Secretaria de Cultura, e tornou-se conhecido também como Casa da Cultura. Desde essa época, foram feitos apenas pequenos reparos para sua manutenção. Com a degradação do local, a Secretaria foi transferida para a Biblioteca Municipal.

Atualmente o prédio é aberto diariamente por funcionários, que fazem a limpeza, abrem as janelas, cuidam e acompanham o estado do patrimônio, mas a visitação não pode ser realizada, por conta dos problemas estruturais.

#lorenanaopara #governodeoportunidades