LORENA – 24 DE ABRIL DE 1856

A origem da cidade de Lorena data do final do século XVII, com a construção de um povoado na região conhecida como Porto de Guaypacaré ou Hepacaré, nome Tupi que segundo Teodoro Sampaio, quer dizer “braço ou seio da lagoa torta” em virtude de um braço do Rio Paraíba ali existente; mas segundo o Relatório da Província de São Paulo, Azevedo Marques (1887), diz que “Hepacaré” significa “lugar das goiabeiras”.
Sua fundação deve-se a Bento Rodrigues Caldeira, João de Almeida Pereira e Pedro da Costa Colaço, que doaram terrar para a construção de uma Capela, sob a invocação de Nossa Senhora da Piedade; Capela esta edificada, então mais a frente do local onde hoje situa-se a Catedral de Nossa Senhora da Piedade.
Em 1718, por provisão do Bispo do Rio de Janeiro, Dom Francisco de S. Jerônimo, a povoação foi elevada a Freguesia.
Em 14 de novembro de 1788, o Governador da Província de São Paulo, Capitão General Bernardo José de Lorena, “Conde de Sarzedas”, criou o Município, com o território desmembrado de Guaratinguetá e em sua homenagem recebeu o nome de “LORENA”.
Em 24 de Abril de 1856, a Lei nº 21, conferiu a sede Municipal, foros de cidade.
Em 24 de abril de 2018, “162 anos, data que foi elevada a Cidade”
Hoje Lorena com uma localização privilegiada, no Vale do Paraíba, destaca-se como uma das melhores cidades para se investir.
Localizada entre os principais centros consumidores do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a cidade está próxima de quatro dos noves principais portos do país.
Parabéns Lorena!