Projeto ‘Em Busca da História’ visa a preservação das memórias de Lorena com colaboração de moradores

O Projeto Em Busca da História, em parceria com a prefeitura de Lorena, está recebendo doações de documentos, livros, fotografias e objetivos relacionados à história de Lorena. O material será restaurado, arquivado e posteriormente, será disponibilizado à toda a população.

A ação de catalogação do acervo de livros e documentos históricos mostra a importância e a responsabilidade de se preservar o passado, formando uma consciência da realidade atual. Quanto maior o número de documentos reunidos, mais rica e completa se torna a história da cidade, que só se constitui por meio de fontes seguras de pesquisa e conhecimento.

O ‘Em Busca da História’ possui o apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura, e o patrocínio da Yakult, para um amplo trabalho de identificação, catalogação, higienização e arquivamento dos documentos. A equipe é integrada por restaurador, historiadores e bibliotecários seguindo as normas e padrões técnicos de arquivologia e biblioteconomia.

Resgatar, reunir e preservar documentos de valor permanente e referências documentais relativas à memória histórica da cidade é fundamental para estabelecer uma política de preservação de forma definitiva da história da cidade e do seu acervo de valor incalculável.

Os interessados em doar documentos, livros e fotografias, podem comparecer à Secretaria de Cultura na rua Viscondessa de Castro Lima, 10 – Centro (Casa da Cultura) ou entrar em contato pelo email turismo@lorena.sp.gov.br.