Você sabia que em Lorena existe um Ecoponto para descarte de lâmpadas, pilhas e baterias?

É uma iniciativa pioneira da cidade, que a faz sair na frente de outras cidades nesse quesito. O descarte correto de materiais desse tipo é fundamental, pois contribui para a preservação ambiental a curto e longo prazo. As lâmpadas, por exemplo, possuem resíduos altamente perigosos e apenas uma unidade é capaz de contaminar 20 mil litros de água. Já as pilhas e baterias de uso doméstico apresentam na sua composição, metais pesados como cádmio, chumbo e mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana. Dentre os males provocados pela contaminação com metais pesados está o câncer e mutações genéticas.

As pilhas e baterias, quando estão em funcionamento, não oferecem riscos, uma vez que o perigo está contido no interior delas. O principal problema que pode ser causado por elas é no momento em que são descartadas e passam por deformações na cápsula que as envolvem, quando são amassadas ou estouradas, deixando vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido se acumula na natureza e representa o lixo não biodegradável, ou seja, não é consumido com o passar dos anos. A contaminação envolve o solo e lençóis freáticos, prejudicando a agricultura e a hidrografia.

O Ecoponto está localizado em uma construção ao lado da via férrea, na Rua Dr. Rodrigues de Azevedo, em frente ao Hotel Guarany. O local fica aberto de segunda a sexta das 9h às 17h.

Com pouco mais de um ano de funcionamento, o Ecoponto de Lorena é uma realização da Prefeitura Municipal, com apoio das empresas Minerais Itaguaçu e Cerâmica Lara.