Exposição de quadros da artista plástica Eliza Pires na Casa da Cultura é prorrogada

0

As obras da artista plástica Eliza Pires de Araújo, que foram recebidas pela Casa da Cultura no dia 15 de junho, estarão expostas até o dia 30 de agosto, das 9h às 18h, com entrada gratuita.

A artista Eliza Pires nasceu em Ipaussu (SP), em 24 de maio de 1952. Aos 16 anos, tornou-se artesã e seus trabalhos manuais já indicavam sua habilidade para a pintura.

Sua primeira exposição oficial aconteceu em 1981, em Taubaté, onde reside, tem seu ateliê e é uma das grandes incentivadoras da arte.

Com exposições e prêmios conquistados em todo Brasil, Eliza Pires divide seu tempo entre os ateliês de Taubaté e Ubatuba e sua dedicação como professora de pintura, que inclui palestras em várias faculdades de comunicação e arte do país.

O abstracionismo de Eliza Pires insere-se na tradição oriental, mas absorve o grafismo vetorial das lições do abstracionismo francês ou da Escola de Paris, que na verdade reuniu exemplares das mais diversas regiões do planeta, equilibrando-se entre si. Nela, o gesto parece conduzido por uma expressão luminoso, riscos de luz marcando a trajetória de um pensamento sintonizado com a aventura espacial.

Nem na geometria o abstracionismo se explica, pois um quadrado é um quadrado, uma referência definida que na geometria é um ser vivo e conhecido. A abstração de Eliza Pires não foge à regra. Deixamos o pensamento fluir por seus caminhos celestes, pelos signos de um vocabulário misterioso e de intensa vitalidade, demonstrando que a emoção é, na verdade, o grande romance de todos os tempos.

Share.

Comments are closed.