Plano de Carreira e Remuneração do Magistério é encaminhado para aprovação na Câmara Municipal

A melhoria na qualidade de ensino está ligada, diretamente, à valorização dos profissionais da Educação.  Após um ano e meio de elaboração, a Prefeitura de Lorena enviou à Câmara Municipal nesta semana, o projeto de lei  que cria o novo Plano de Carreira e Remuneração do Quadro de Magistério Público, e que será votado pelos vereadores na próxima segunda-feira, 13 de junho.

O novo Plano de Carreira foi elaborado pela Secretaria de Educação e por uma comissão, formada por representantes da Rede Municipal. A finalidade é garantir o piso salarial profissional municipal, aperfeiçoamento profissional continuado, oferecer condições adequadas para o desenvolvimento das atividades de ensino, garantir ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, e oferecer perspectiva de progressão de carreira.

Para a elaboração do projeto, houveram nove reuniões nas quais foram discutidas questões importantes, como a jornada dos professores, atribuição de aulas, descrição de cada cargo e as competências que o profissional deve ter para ocupar cada função.

O Plano de Carreira vai ao encontro de uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que define que cada município elabore um planejamento da Educação para os próximos 10 anos, e é uma obrigatoriedade imposta pelo Ministério da Educação.

Segundo a secretária que responde pela pasta, Maria Aparecida Ramiro, o objetivo do projeto de lei é valorizar os profissionais da Educação de Lorena por meio da organização e estrutura da carreira, de acordo com as necessidades e diretrizes do Sistema Municipal de Ensino. ” Caso aprovado, o Plano de Carreira vai valorizar nossos professores, e esse é um reconhecimento merecido, pois só a educação pode melhorar o país”, ressaltou Maria Aparecida.

11734003_10204180497303085_182917846_o (1)