A Secretaria Assistência e Desenvolvimento Social

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) é responsável pela Gestão de Assistência Social no município, conforme regulamentação na Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS/1993 e pela Política Nacional de Assistência Social –PMAS/2004.

Dentre as atribuições da SADS destaca-se a gerência do Serviço de Proteção Social Básica, executado no CRAS I (Bairro da Cruz) e no CRAS II (Cecap), onde são oferecidos Serviço de Fortalecimento de Vinculos familiares e comunitários para crianças, idosos e adolescentes, e PAIF, Programa de Atendimento Integral a Família.

A SADS também atua na Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade, com serviços executados no CREAS, no enfrentamento a violência doméstica contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos, abordagem social a população de rua, atendimento a adolescentes submetidos a medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e monitoramento do serviço de acolhimento para crianças e adolescentes nas casas-lares.

98,14% das famílias vulneráveis do município são atendidas no Programa Bolsa Família. A SADS também gerencia a Subsecretaria da Juventude, o Programa Viva Leite, Renda Cidadã, Educação Permanente e Continuada do R.H. SUAS e trabalho Integrado com a Rede de Instituições Sociais do Município.

Os conselhos Tutelar, Municipal de Assistência Social, Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Conselho Municipal de Juventude (CONJUR) e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, recebem o apoio da SADS, que também gerencia o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e ao CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade.

11721995_1026258107387507_1723414703_nA secretária

Zeila Pozzatti é especialista em Serviço Social e Políticas Públicas pela Universidade de Brasília, especialista em Violência Doméstica contra crianças e adolescentes pela Universidade de São Paulo –USP, foi Assistente Social das Faculdades Integradas Teresa D’Ávila de 2012 a 2013 e Assistente Social do Escritório Regional da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social –SEADS por 25 anos, lotada como Diretora Assistente Social de Guaratinguetá.