Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino e o protagonismo das mulheres no cenário empresarial

0

19 de novembro é celebrado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, data importante para evidenciar e valorizar as mulheres como protagonistas no campo empresarial. Afinal, não é de hoje que o empreendedorismo feminino vem se tornando uma realidade no mundo dos negócios. Segundo dados do Sebrae, o número de empresárias atuando no mercado já corresponde 9,3 milhões, o que equivale a 34% do mercado geral do país.

Dados sobre empreendedorismo feminino no Brasil

  • As empresas abertas por necessidade de uma nova renda é maior entre as mulheres do que entre os homens: 44% contra 32%;
  • A idade média das mulheres que são donas do próprio negócio é inferior à idade dos homens: 43,8 anos contra 45,3 anos;
  • As mulheres empreendedoras possuem escolaridade 16% superior à escolaridade dos empreendedores homens;
  • 25% das mulheres empreendedoras exercem suas atividades econômicas no próprio domicílio;
  • 86,5% dos empreendimentos conduzidas por mulheres apresentam porte menor, com nenhum funcionário contratado;
  • As empreendedoras pedem empréstimo nos bancos com menor frequência do que os homens empreendedores

Em Lorena, o Sebrae Aqui, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e Inovação (SDECTI), já atendeu mais de 70 mulheres interessadas em abrir o próprio negócio ou realizar cursos de capacitação, desde a retomada dos atendimentos pós-pandemia, em julho deste ano. Na maior parte das vezes, as empreendedoras buscam atuação nas áreas de estética, alimentação, moda e educação.

Se você, mulher empreendedora, está em busca de consultoria para abrir ou alavancar seu negócio, procure a unidade do Sebrae Aqui, localizada no Mercado Municipal (Av. Capitão Messias Ribeiro, 211, Olaria). Os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 9h às 17h. Se preferir, tire suas dúvidas sobre cursos de capacitação pelo telefone 3185-3511.

Share.

Leave A Reply