Prefeitura de Lorena lança o Cadastro Municipal de Cultura para trabalhadores, espaços culturais e eventos

0

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com o Conselho Municipal de Politica Cultural, lança o Cadastro Municipal de Cultura, que é uma importante ferramenta para o fortalecimento da Cultura na cidade.

Os links para o cadastro, podem ser encontrados na lateral do site oficial da Prefeitura de Lorena.

cult-seta

CLIQUE AQUI!

Quem pode aderir ao Cadastro Municipal de Cultura?

Trabalhadores e trabalhadoras da cultura com atuação no município de Lorena, espaços culturais sediados em Lorena ou eventos da área cultural realizados em Lorena, que apresentem todas as informações e documentações exigidas.

Sou profissional da cultura. O que devo ter comigo no momento do preenchimento do formulário?

Antes do preenchimento do formulário, o interessado em se inscrever, deverá estar munido de alguns documentos obrigatórios, de acordo com a sua categoria.
– foto do comprovante de residência;
– currículo ou portfólio;
– clipagem ou foto de sua apresentação/atividade;
– foto do interessado (3×4).

Sou representante de um espaço cultural. O que devo ter comigo no momento do preenchimento do formulário?

– foto do comprovante de residência;
– portfólio com a descrição das principais atividades artísticas e culturais realizadas no espaço cultural;
– clipagem ou foto de sua(s) atividade(s);
– foto do interessado (3×4).

Sou promotor de um evento cultural. O que devo ter comigo no momento do preenchimento do formulário?

– portfólio do evento;
– fotos do evento.

Qual é o prazo para adesão ao cadastro?

O cadastro é anual. Todavia, para que a Comissão de Cadastramento e Certificação possa fazer avaliação na primeira quinzena de Agosto de 2020, o formulário de inscrição deverá ser preenchido até às 23h59 do dia 31 de Julho de 2020.

Já preenchi o formulário. Então, já faço parte dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura/espaços culturais/eventos da área cultural cadastrados?

Ainda não. Logo após as inscrições, todos os dados serão avaliados por uma Comissão formada por integrantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Política Cultural. Após a análise e deliberação da Comissão de Cadastramento e Certificação, será publicada no site da Prefeitura Municipal de Lorena – www.lorena.sp.gov.br – a lista com os nomes dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura, espaços culturais e eventos da área cultural certificados e incluídos no Cadastro Municipal de Cultura.

O que é a Certificação?

A Certificação é uma titulação concedida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Lorena, para trabalhadores e trabalhadoras da cultura, espaços culturais e eventos da área cultural com atuação no município de Lorena, sediados ou realizados no município de Lorena. Todos os interessados considerados habilitados pela Comissão de Cadastramento e Certificação serão certificados e incluídos no Cadastro Municipal de Cultura de Lorena.

Já preenchi o formulário, terei algum tipo de benefício garantido?

Não. A adesão ao Cadastro Municipal da Cultura é apenas uma das exigências para o acesso a programas emergenciais de apoio à Cultura. Cada programa terá suas regras específicas, dependendo de cada esfera do poder público.

Não sou trabalhador/trabalhadora da cultura no município de Lorena, meu espaço cultural não é sediado em Lorena e/ou meu evento da área cultural não é realizado em Lorena. O que devo fazer?

Entre em contato com a Secretaria ou Departamento de Cultura em sua cidade de atuação, para saber como está sendo feito o cadastro cultural do município. O mesmo vale para espaços culturais e eventos culturais realizados em outras cidades.

O preenchimento do formulário online é o único meio para aderir ao Cadastro Municipal de Cultura?

Sim. Não serão aceitos, para efeito de inscrição, documentos entregues presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Lorena ou materiais postados via Correios.

Já me informei sobre a Lei Aldir Blanc e constatei que não estou dentro dos critérios para receber o benefício. Mesmo assim, devo preencher o Cadastro Municipal de Cultura?

Sim. Suas informações são fundamentais para que a Secretaria de Cultura e Turismo de Lorena possa viabilizar políticas públicas para o setor cultural, principalmente na retomada das atividades pós pandemia.

Ainda tenho dúvidas. O que eu faço?

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo disponibilizará atendimento somente em dias úteis, das 8h às 17h, durante o período de inscrição, através do endereço eletrônico cultura@lorena.sp.gov.br.