#MISemCASA traz programação em dose dupla nesta quinta-feira com Podcast e Mostra Cinema de Acervo

0

O MIS traz novidades de conteúdo digital em todas as suas plataformas, por meio da campanha #MISemCASA. A ação acontece em conjunto com o #culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.Assim, o MIS continua com sua programação de cinema, música, fotografia e muito mais – desta vez, online. Nesta quinta-feira, programação em dose dupla:

Podcast

O #MISemCASA traz uma edição especial do podcast Isso só acontece em novela, um dos produtos audiovisuais do MIS que faz análises críticas referentes ao universo da telenovela brasileira, além de discutir a importância dessas narrativas no cenário audiovisual do país.

No último episódio desta temporada, o roteirista, dramaturgo e diretor teatral Lucas Martins Néia, e o jornalista, roteirista e crítico de novela Raphael Scire falam sobre outros formatos da ficção televisiva brasileira como séries e minisséries, destacando alguns títulos de sucesso, entre eles Malu mulher (1979), Anos rebeldes (1992) e Justiça (2016).

Os dois também leem as mensagens e respondem as dúvidas dos ouvintes. Esse é o segundo podcast produzido exclusivamente pelo Museu, que, em 2019, criou a série Musicais no cinema, derivada da exposição de mesmo nome.

O  episódio vai ficará disponível a partir das 17h. Para escutar o podcast, acesse o perfil do MIS na plataforma Spotify neste link.

Mostra Cinema de Acervo

O #MISemCasa traz, também, a obra de Abrão Berman, considerado o “pai” do Super 8 no Brasil, foi responsável pela criação do Super Festivais Nacionais de Filme Super 8, premiação que consagrou o formato no mercado cinematográfico da época.

Berman também fundou em 1972, em plena ditadura militar, junto com Malu Alencar, o GRIFE (Grupo dos Realizadores Independentes de Filmes Experimentais), que tinha o intuito de profissionalizar o trabalho com Super 8, que até então era visto como amador pelos cineastas profissionais dos anos 1970.

Na mostra O mundo através do olhar de Abrão Berman, o MIS apresenta dois documentários dirigidos pelo cineasta durantes os anos 1970 e 1980, com um tema comum: o cinema. 

O público pode conferir os filmes Dercy Gonçalves (dir. Abrão Berman, Brasil, 1981, 17 min, 10 anos), documentário sobre os 50 anos da carreira da atriz, que fala sobre sua personalidade polêmica e sobre seu amor pela profissão, e Os cinemas estão fechando  (dir. Abrão Berman,  Brasil, 1980, 27 min, livre), no qual Abrão Berman documenta a falência sofrida pelos cinemas brasileiros nas décadas de 1960 e 1970 e retrata o início da demolição do Cine República em São Paulo e do Metro Copacabana no Rio de Janeiro.

Confira os curtas.

Pontos MIS

O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural com atuação em todo Estado de São Paulo, e conta com o apoio das prefeituras para ter polos de funcionamento. A Casa da Cultura de Lorena é um Ponto MIS. 

Share.

Leave A Reply