Plano de Gestão Integrada de Controle e Manejo de Abelhas e Vespas completa dois anos e mais de 300 atendimentos pela Defesa Civil

Atender a legislação e, principalmente, evitar ao máximo o extermínio das abelhas, cruciais para o equilíbrio do ecossistema, são algumas das metas do Plano de Gestão Integrada de Controle e Manejo de Abelhas e Vespas, criado em 2017 pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Lorena.

A iniciativa, pioneira na região, está completando dois anos de implementação e, desde sua criação, a Defesa Civil já atendeu 321 ocorrências com abelhas e vespas na cidade, sempre com foco na prevenção de acidentes, melhoria na capacidade operativa do município no atendimento de notificações de situações de risco à saúde da população e buscando evitar agravos relacionados a presença desses insetos na área urbana, como destacou o coordenador do COMPDEC, Luiz Fernando Romeiro.

“Quando criamos o Plano, sabíamos da necessidade e demanda deste tipo de atendimento, mas tem sido realmente surpreendente o número significativo de chamados para atendimentos desse tipo de ocorrência. Entre outras coisas, queremos evitar o extermínio indevido, que é considerado crime ambiental, minimizando os riscos, respeitando a legislação, mas nos preocupando também com a preservação deste agente polinizador que realiza um papel fundamental no ecossistema“, disse Luiz Fernando.

Os resultados são bastante significativos e incluem o apoio de apicultores voluntários. Vale ressaltar que todos os profissionais da Defesa Civil também são capacitados pelo SENAR (Sindicato Rural), no curso de formação de apicultores. Em casos de ocorrências com a presença de colméias ou vespeiros, o lorenense pode solicitar atendimento da Defesa Civil pelos seguintes telefones: 99735-4528/ 3185-3519.

Clique Aqui e confira com detalhes o Plano de Gestão Integrada de Controle e Manejo de Abelhas e Vespas.

WhatsApp Image 2019-05-08 at 12.10.35 WhatsApp Image 2019-05-08 at 12.10.35 (1)