Lorena investirá R$250 mil no esporte e não participará dos Jogos Regionais deste ano

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, informa que não participará dos Jogos Regionais 2018. Para tomar essa importante decisão, a Administração Municipal considerou diversos fatores, que vão desde a falta de estrutura e organização da competição no ano de 2017 e 2018, ao alto custo financeiro para a participação da delegação lorenense. Além de Lorena, outras 15 cidades da mesma região esportiva não participarão dos Jogos Regionais 2018, o que corresponde a 30% do total das 54 cidades integrantes da região. São elas: Arapeí, Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Igaratá, Natividade da Serra, Potim, Queluz, Salesópolis, Santa Branca, Santo Antônio do Pinhal, São José do Barreiro, Silveiras, Suzano e Taubaté.

Entre os motivos que favoreceram a decisão, estão, inicialmente, a clara falta de estrutura e organização da competição em julho de 2017, inclusive, com a falta de instalações hidráulicas e elétricas para colocação dos chuveiros, até a falta de premiação nos dias de competição, sendo entregue somente no mês de dezembro para as cidades, por parte do Governo do Estado.

Já no ano de 2018, duas das três principais competições realizadas pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, apresentaram problemas semelhantes, como a falta de estrutura dos alojamentos para as pessoas idosas no JORI 2018, falta de acessibilidade, falta de água quente nos chuveiros e salas com goteiras. Já nos Jogos Abertos da Juventude, mesmo após pedidos de adiamento por parte das Prefeituras, tendo em vista a falta de abastecimento de combustíveis em todo o país, devido a paralisação dos caminhoneiros, o Estado optou pela realização da Final Estadual, dificultando a participação de diversas cidades na competição, inclusive da campeã da edição de 2017, São José dos Campos.

Buscando sempre a transparência e respeito com a população, a Prefeitura considerou informar o público da decisão, principalmente, tendo em vista o compromisso com as pessoas envolvidas com o esporte, direta e indiretamente. A Prefeitura também reafirma o compromisso  em investimento no esporte. Por isso, com o recurso de R$250 mil, que a Prefeitura gastaria com a participação no evento, serão feitos novos investimentos na estruturação e modernização de importantes áreas e aquisição de materiais esportivos, impactando diretamente a vida de milhares de lorenenses, inclusive das equipes e seleções participantes dos Jogos.

Entre os investimentos, serão aplicados no CSU R$100 mil na modernização total da academia de musculação, R$20 mil no restabelecimento total da iluminação do campo de futebol, R$20 mil na modernização da pista de BMX,  R$10 mil no restabelecimento total dos trocadores de calor do complexo aquático e R$10 mil na pintura e revitalização da quadra poliesportiva. Com o investimento , o CSU se tornará um centro de excelência de formação de atletas, referência esportiva em nossa região.

Também serão investidos R$90 mil na compra de material esportivo para fomento de atividades esportiva, desde escolinhas até atividades de bem estar. Com os novos investimentos em Lorena, a Prefeitura pretende tornar Lorena referência na realização de festivais esportivos, mostrando a todos, seu centro de excelência na formação de atletas, sem deixar de atender os mais de 30 polos esportivos espalhados pela cidade, inclusive já há previsão de investimentos na revitalização das academias ao ar livre, campos de futebol e quadras poliesportivas.

Para o 2º semestre, a Secretaria de Esporte e Lazer trabalhará no fomento de competições esportivas locais, entre elas, as Olimpíadas Escolares Lorenenses, que atingiram mais de 2 mil alunos em 2017, e o Aquathlon II, competição tradicional entre os atletas da região. A Prefeitura ressalta que continuará investindo na participação das equipes e seleções lorenenses em competições regionais, estaduais e nacionais, sendo uma decisão exclusiva voltada aos Jogos Regionais 2018.