Grupo Escolar “Conde de Moreira Lima” – 1918-2018 – 100 Anos

O Grupo Escolar Conde de Moreira Lima, foi criado por Decreto no dia 30 de janeiro de 1918, pelo Sr. Dr. Altino Arantes, na época Presidente do Estado de São Paulo, como eram chamados os Governadores de Estado, e sua instalação se deu no dia 09 de fevereiro de 1918.
Por Decreto de 30 de janeiro de 1918, foi nomeado o Sr. Professor Francisco Prudente de Aquino, para exercer o cargo de Diretor do 2º Grupo Escolar de Lorena, permanecendo no cargo até 30 de janeiro de 1928
Anexando as Escolas masculinas do Bairro da Cruz, do Bairro do Quatinga e as Escolas Femininas do Bairro da Cruz e Bairro da Olaria, e a Escola Mista do Bairro da Olaria. E no dia 07 de março de 1918, foi anexada ao 2º Grupo Escolar de Lorena, a Escola Masculina do Bairro do Aterrado.
O inicio da construção da Escola Conde de Moreira Lima, se deu no ano de 1912, construído com verbas do Estado.
Oficialmente, consta o término das obras e a data de sua instalação e inauguração no dia 9 de fevereiro de 1918.
Este importante estabelecimento Escolar foi tombado pelo CONDEPHAAT, em sessão ordinária em 29 de julho de 2002, e tem a honra de ostentar o nome desse grande e imortal lorenense, “Conde de Moreira Lima”, desde a data de 4 de novembro de 1926, quatro meses após a sua morte.
O projeto do prédio foi previsto e assinado inicialmente para Lorena, pelo Engenheiro e Arquiteto Manoel Sabater, em 1911 e o mesmo projeto foi implantado nas cidades de Ribeirão Preto e Monte Alto, construção semelhante sem alteração de fachada.
Por Decreto do dia 4 de novembro de 1926, de autoria do Sr. Dr. Carlos de Campos, por justa homenagem o 2º Grupo Escolar de Lorena, foi denominado “Grupo Escolar Conde de Moreira Lima”.
Em 27 de fevereiro de 1971, o Governador do Estado de São Paulo, o Sr. Roberto da Costa de Abreu Sodré, autoriza a instalação da Unidade Integrada de 1º Grau Conde de Moreira Lima, para todos os alunos de 7 a 14 anos. E apartir de 1976, passou a denominar-se Escola Estadual de 1º Grau Conde de Moreira Lima
Curiosidades:
Por este grupo escolar passaram vários alunos que se tornaram pessoas ilustres de nossa cidade.
Segundo Ata da Reunião da Escola, no dia 13 de outubro de 1932, o Diretor Antonio de Azevedo Castilho, narra o desaparecimento no período da Revolução de 32, 13 relógios, que ficavam nas salas de aula, de um grande numero de livros da Biblioteca, o mobiliário também foi todo danificado
No ano de 1938 foi fundado o Orfeão Infantil, sendo responsável pelo mesmo a Sra. Moema Moreira Carpinetti Diretora Adjunta.
No ano de 1935 contava com 358 alunos matriculados. A cooperativa escolar foi fundada em 18 de julho de 1934. As professoras Celeste Godoy, e Marilia Ester da Silva Ramos, irmã do Dr. Péricles Eugênio da Silva Ramos, eram a 1ª e 2ª Tesoureiras, e na Comissão Fiscal estavam os Srs. Antonio Godoy Neto, Antonio Escada e Frederico da Silva Ramos.
A Escola foi municipalizada no ano de 2001 através da Lei de 2325 de 01 de janeiro de 1997, e pelo Convênio de Municipalização incorporou os professores do Estado com sede na Unidade Escolar, passando a partir de então a ser administrada pelo Município, através da Secretaria da Educação.