Pesquisa aponta 71,4% de aprovação do governo do prefeito Fábio Marcondes

Uma pesquisa realizada pelo UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) em parceria com a Rede Aparecida apontou que 71,4% da população de Lorena aprova o governo do Prefeito Fábio Marcondes no primeiro semestre do ano.  Dos 312 entrevistados, 40,7% consideram o governo satisfatório, 27,2%  bom e 3,5% excelente. Os entrevistados tinham idade entre 18 e 50 anos, sendo 49% do sexo feminino e 51% do sexo masculino.

Ativo_2

A pesquisa foi realizada no dia 12 de agosto nas ruas do centro da cidade por alunos dos diversos cursos do UNISAL e a metodologia utilizada foi a investigação qualitativa e a técnica de coleta de dados, a pesquisa  considerou uma margem de erro de 6 pontos percentuais.

Os setores mais bem avaliados foram educação com 71,4% de aprovação, seguido por infraestrutura com 70% de aprovação e saúde com 64,5%.

Educação 71,4%

Ativo_1

Infraestrutura 70%

Ativo_3

Saúde com 64,5%

Ativo_4

Os setores que receberam avaliação não satisfatória foram: Segurança com 71,5% de insatisfeitos, trânsito e transporte com 62% e geração de emprego com 63%.

Já com relação ao acolhimento turístico na cidade e a aplicação dos recursos obtidos com relação à arrecadação de impostos, as opiniões ficaram divididas.

Para o Prefeito Fábio Marcondes “É uma satisfação receber essa pesquisa. É importante saber que estamos no caminho certo e a satisfação do dever cumprido. Nós sabemos das dificuldades, dos pontos negativos  e dos pontos positivos, é importante ter essa avaliação, pois norteia a administração com relação às políticas públicas. Recebo com bastante responsabilidade e com alegria por estarmos no rumo certo.”

Ainda segundo o prefeito Fábio Marcondes a boa avaliação na Educação é resultado de um compromisso político. “Uma política pública da transformação, que teve início em 2013 com a despolitização da secretaria de Educação, fizemos dois concursos públicos, nosso quadro de funcionários na educação é de concursados, é um processo a longo prazo de aprimoramento didático. Plantamos essa semente e vamos deixar para gerações futuras uma escola melhor.”

No caso da saúde foi uma decisão de política pública. “Tomei a decisão de gastar uma parte grande do orçamento com a saúde. A meta é fazer um SUS forte na cidade. Nossa infraestrutura de saúde é boa, sim, temos dificuldades, mas estamos atendendo a nossa população e parte da população das cidades vizinhas. Foi uma decisão acertada” afirmou.

Com relação aos setores que tiveram avaliação negativa o prefeito Fábio Marcondes acredita que na questão do Trânsito existem duas situações, a primeira um problema nacional, as cidades tem mais carros hoje do que comportam, principalmente as cidades da região do Vale do Paraíba, a segunda pela intensificação na fiscalização no trânsito que acaba criando uma antipatia de alguns motoristas com relação à secretaria. “Temos cobrado disciplina e cumprimento as leis de trânsito. “Não temos indústria da multa, nós combatemos a indústria da infração”.  Com relação à segurança, “A taxa alta de violência em Lorena está muito ligada ao tráfico de drogas. A Prefeitura mantém um bom relacionamento e diálogo com a Polícia Militar, Polícia Civil. Investimos na Atividade Delegada e daqui a poucos dias estaremos com a nossa Guarda Municipal armada, realizando um trabalho ostensivo. Temos investido fortemente, mas ainda não temos obtido índices satisfatórios” concluiu.

Clique aqui e confira a íntegra da pesquisa feita pela Rádio Aparecida/UNISAL.