Secretaria de Saúde informa que a vacina contra a gripe está disponível a população em geral

0

A campanha de vacinação contra a gripe terminou oficialmente na última sexta-feira (07) em todo o território nacional.
Devido à baixa procura pela vacina, nas últimas semanas da campanha, a Secretaria de Saúde de Lorena disponibilizou para população em geral a aplicação das doses de vacina de influenza, enquanto durarem os estoques. Todas as unidades de saúde estão orientadas para o atendimento a população.
Importante ressaltar que, pessoas que possuem alergia a ovo de galinha e reações anafiláticas a doses anteriores da vacina não deverão ser vacinadas.
É fundamental que as pessoas se conscientizem da importância de se vacinarem, principalmente neste momento, para estarem protegidas durante todo o inverno, período que os diversos vírus da influenza começam a circular com maior intensidade. Importante ressaltar que a vacina demora cerca de 15 dias, após aplicada, para fazer efeito.

A meta de vacinação em Lorena, não foi alcançada. Apenas 84,52% do público-alvo foi imunizado contra gripe.
Entre os públicos-alvo, as puérperas registraram a maior cobertura vacinal (101,34%). Em seguida vêm os idosos com (91,37%), os trabalhadores da saúde com (89,97%), gestantes (72,12%) e crianças com (51,50%).

Os grupos que menos se vacinaram foram o das crianças (51,50%) seguidos dos das gestantes (72,12%). Além do grupo prioritário, também receberam a vacina os grupos de pessoas com comordidades, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional.
A Secretaria de Saúde orienta a população em geral, que além de se protegerem tomando a vacina, devem ter alguns cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com concentração de pessoas.
Mesmo as pessoas vacinadas devem procurar o médico ao apresentar sintomas da gripe como: febre alta por mais de três dias, sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Lembre-se! A vacina protege você da gripe.

Share.

Leave A Reply