Coordenação de Proteção e Defesa Civil lança Plano de Gestão Integrada de Controle e Manejo de Abelhas e Vespas

(Fotos: Cláudio Ribeiro)

Foi lançado oficialmente nesta terça-feira, 13 de junho, o Plano de Gestão Integrada de Controle e Manejo de Abelhas e Vespas.

A iniciativa, pioneira na região, é da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Lorena e tem o objetivo de prevenir acidentes e melhorar a capacidade operativa do município no atendimento de notificações de situações de risco à saúde da população, buscando evitar agravos relacionados com a presença desses insetos em área urbana. O Plano também prevê uma preocupação e conscientização da importância das abelhas no ecossistema.

O evento de lançamento aconteceu no Mercado Municipal, sede da Defesa civil, e contou com a presença de representantes da Defesa Civil de cidades da região, ambientalistas e apicultores.

O Plano contará com representantes de órgãos municipais, estaduais e membros da sociedade civil que integram o Sistema Municipal de Defesa Civil, com o  objetivo de oferecer subsídio às ações da Coordenação do Plano em situação de emergência, são elas:

• Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC;
  • Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do Corpo de Bombeiros;
  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente;
  • Secretaria Municipal de Saúde por intermédio do SAMU;
  • Secretaria Municipal de Segurança;
  • Secretaria Municipal de Trânsito;
  • EDP São Paulo, por meio da gerência do meio ambiente;
  • Organização de Apicultores de Lorena.

As diretrizes, composição da equipe que integrará as ações do Plano e a definição das atividades de atendimento às ocorrências estão inseridas no Decreto Municipal, assinado pelo Prefeito Fábio Marcondes.

O coordenador de Proteção e  Defesa Civil, Fernando Romeiro, ressaltou durante o evento a importância da execução do Plano e dos parceiros envolvidos para o sucesso do Plano.

“Nós contabilizamos os chamados da Defesa Civil e constatamos que somente nos últimos três meses foram 60 ocorrências relacionadas com retiradas de vespas e abelhas de residências e espaços públicos. Isso representa 70% das ocorrências gerais da nossa Defesa civil. Os números mostram a relevância da usabilidade do Plano e os departamentos envolvidos são de extrema importância para essa execução”, disse Fernando.

DSC_0087

Além da coordenação do Plano, cabe também ao COMPDEC prestar o primeiro atendimento às solicitações de pessoas que contatarem, em relação aos informes básicos, que devem ser repassados ao munícipe, proceder a triagem dos casos via telefone através do checklist ou no momento do atendimento, a fim de classificá-lo quanto ao grau de risco e posteriormente, acionar os órgãos responsáveis por cada ação e,  em caso de confirmação de emergência, efetuar o isolamento da área até a chegada da equipe que irá retirar o enxame, contatar o SAMU, na presença de vítimas, para a prestação dos primeiros socorros. Se as condições forem favoráveis para o manejo, será realizado com o apoio de apicultores.

A vice-prefeita, Marietta Bartelega, destacou durante sua fala que além de garantir a segurança dos envolvidos, o Plano  trabalha com o cumprimento das leis ambientais.

“Nossa Defesa Civil está apresentando um Plano bastante completo e minucioso. A preocupação ecológica da equipe merece ser destacada, já que sabemos da importância desses insetos para o ecossistema. Só tenho que parabenizar a equipe e dizer que, assim como o Plano de Combate às Enchentes, este será mais um Plano modelo para a área e principalmente para garantir a segurança de todos”, afirma Marietta

DSC_0174

Para o coordenador regional de Defesa Civil (REDEC 3), Capitão Adilson Monteiro, mais uma vez Lorena sai na frente em organização e visão estratégica no que diz respeito ao trabalho prestado.

“Vejo Lorena como modelo para várias cidades. Graças ao bom trabalho executado na cidade, a Defesa Civil conta com parceiros e elos importantes da cidade, além do total apoio e visão do Executivo”, ressalta Monteiro.DSC_0156

Em casos de ocorrências com a presença de colmeias ou vespeiros, o lorenense solicitará atendimento, tanto por intermédio do COBOM ou COMPDEC e a mitigação das abelhas e vespas, cabe como último recurso para a solução da ocorrência.

Como vai funcionar o fluxo de atendimento do Plano de Gestão Integrada de Controle e Manejo de Abelhas e Vespas:

COMPDEC

Estiveram presentes no evento:

Secretário de Meio Ambiente de Lorena, Willinilton Portugal; Secretário de Segurança pública de Lorena, Norival de Souza Jr.; Secretário de Obras e Planejamento Urbano de Lorena, Marcos Anjos; Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Ingrid Schnoor; Marcelo Rocha, representante dos apicultores de Lorena; Representando a Secretaria de Saúde de Caçapava, Camila e Fanice/ Representando a Defesa Civil de Caçapava, Ramur/ Presidente do CONSEG, Hugo Barbeta; Rafael Ramos, da EDP-SP; Ulisses Fukuda, vice- presidente da ACIAL, Sargento Aquino, da Base dos Bombeiros de Lorena; Rodrigo Pereira, representando o SEBRAE Lorena; Capitão Monteiro, da Coordenadoria Regional de Defesa Civil (REDEC); Carlos Eduardo, Presidente da AMICE; Wandinho, vereador;

DSC_0191

DSC_0092