Suporte para pneus da garagem municipal construídos com material reciclado

A prefeitura envolvida com a questão de reciclar para a redução dos impactos ambientais, além dos 2 Ecopontos existentes na cidade, tem procurado dar exemplo trabalhando com ações sustentáveis reciclando materiais que são retirados ou substituídos de obras ou serviços. Um exemplo, com  a troca da iluminação que tem sido feita em Lorena, os canos que são retirados da iluminação antiga estão sendo reciclados e reutilizados na construção de suportes para armazenamento de pneus na garagem municipal.

DSC_1335

Essas ações reforçam a seriedade com que a cidade encara essa questão e mostram que o município busca, cada vez mais, o desenvolvimento sem prejudicar a natureza.

Lorena foi destaque em 2016 no guia ‘Melhores Práticas em Gestão de Resíduos Sólidos’ – que traz em sua primeira edição o desenvolvimento sustentável de Lorena. Os dois projetos ambientais que se destacaram foram sobre a implantação dos Ecopontos e do trabalho da coleta seletiva pela COOCAL (Cooperativa de Catadores de Lorena).

A população de Lorena está cada vez mais consciente da importância de se reciclar para preservar o meio ambiente.   O descarte correto de materiais desse tipo é fundamental, pois contribui para a preservação ambiental a curto e longo prazo. As lâmpadas, por exemplo, possuem resíduos altamente perigosos e apenas uma unidade é capaz de contaminar 20 mil litros de água. Já as pilhas e baterias de uso doméstico apresentam na sua composição, metais pesados como cádmio, chumbo e mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana.

Lorena possui um  Ecoponto para descarte de Pneus e um Ecoponto para descarte de pilhas e baterias, é uma parceria com empresas da cidade. No ano passado, foram arrecadadas mais de 8700 lâmpadas, 100 kg de baterias e pilhas, e cerca de 150 toneladas de pneus.

Ecopontos:

O Ecoponto de pneus funciona na empresa Valecap, parceira da prefeitura, localizado na Rua José Antonio de Almeida Gonzaga, 1300, Bairro da Cruz. O Ecoponto funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.

O  Ecoponto para descarte de pilhas e baterias localizado ao lado da linha férrea, na Rua Dr. Rodrigues de Azevedo, em frente ao Hotel Guarany. O local fica aberto de segunda a sexta das 9h às 17h.

Fotos: Claudio Ribeiro