Guarda Civil Municipal participa de operações em parceria com as Polícias Civil e Militar

GCM realiza ação operação conjunta com Polícia Militar em desmanches

Em uma parceria com a Polícia Militar e Polícia Civil, a Secretaria Municipal de Segurança Pública realizou uma operação de fiscalização aos desmanches existentes na cidade. O objetivo foi combater a comercialização de peças e veículos sem procedência, garantindo ao comprador somente peças adquiridas legalmente, e verificar a legalidades desse tipo de estabelecimento.

Na ação, participaram dez policiais militares, três policiais civis, quatro guardas civis municipais e nove agentes do DETRAN.

No balanço da operação, realizada em 06 de abril, dos três locais previstos para vistoria, somente um estava aberto sendo interditado por irregularidades na documentação.

De acordo com a Lei Estadual nº15.276/2014, quem trabalha com desmanche de veículos deve ser credenciado no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e na Secretaria da Fazenda e só empresas credenciadas poderão revender peças ao consumidor final. Para facilitar o rastreamento, todas as peças dos carros devem ser identificadas e ter notas fiscais eletrônicas. A lei também diz que as empresas devem evitar a contaminação do solo na área do desmanche.

17886882_1437607452972909_734536535_o

GCM e Polícia Militar realizam operação na região da Rodoviária de Lorena

A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar realizaram mais uma operação conjunta no entorno da Rodoviária de Lorena.

As ações são realizadas com frequência na região e têm o objetivo de coibir o uso e tráfico de drogas. Além disso, a atividade é voltada a garantir a segurança da população e dos usuários do transporte público que passam diariamente pela rodoviária.

Durante a ação, moradores de rua e dependentes químicos foram abordados, identificados e tiveram as situações criminais consultadas. Durante a operação, foram oferecidos serviços de atendimento pela equipe de abordagem da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), oferecendo acolhimento e serviços médicos.

Ainda durante a operação realizada no fim de março, foram vistoriados oito bares da região da rodoviária e centro. Sete estabelecimentos tinham alguma irregularidade no funcionamento e foram notificados.

Abordagem Bar Pai e Filho (2)