Equipe multidisciplinar da Prefeitura realiza atendimento à população em situação de rua

A Prefeitura de Lorena realiza um trabalho diferenciado no atendimento e abordagem à população em situação de rua. O serviço é realizado desde dezembro de 2015 e conta com uma equipe multidisciplinar atuando de forma itinerante em ruas do município realizando uma ação de aproximação, escuta e construção de vínculos com pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e sobrevivência.

Com pouco mais de um ano de ação, já foram realizadas cerca de 80 abordagens na cidade, incluindo o atendimento de pessoas reincidentes, ou seja, que recebem o atendimento, mas retornam às ruas após um período.

A equipe é formada por um psicólogo, um enfermeiro, um assistente social, um educador social, um médico de referência e um guarda civil municipal. Após a primeira abordagem, a equipe oferece avaliação médica em caráter especial em uma unidade de saúde próxima do local de abordagem, priorizando a realização de exames. A condução das pessoas que aceitarem o atendimento é feita pela própria equipe, utilizando um veículo cedido pela SADS, ou até mesmo pelo SAMU.

Além do atendimento, o Serviço de Abordagem à População em Situação de Rua oferece aos atendidos encaminhamentos para a Casa da Acolhida, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), internações hospitalares e comunidades terapêuticas.

A ação é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e  Segurança, e tem o objetivo de oferecer a essas pessoas acesso à rede de saúde e assistência social.