Produtores rurais devem realizar o Cadastro Ambiental Rural até 05 de maio

0

Os produtores rurais de Lorena devem atualizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) até o dia 5 de maio. O CAR é um registro público eletrônico gratuito e obrigatório das propriedades rurais referentes às suas respectivas informações ambientais.

O objetivo é promover a identificação e integração das informações ambientais sobre a situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal (RL), das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das áreas de uso restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

Além de possibilitar o planejamento ambiental e até econômico da propriedade, a inscrição no CAR é um pré-requisito para obtenção de licenças ambientais, pois a comprovação da regularidade da propriedade acontecerá por meio da inscrição e aprovação do CAR e o cumprimento no disposto no Plano de Regularização Ambiental.

Criado pelo Código Florestal, e aprovado em maio de 2012, o CAR serve como um banco de informações sobre os imóveis rurais. O cadastro reúne dados como a delimitação das áreas de proteção, reserva legal, área rural consolidada e áreas de interesse social e de utilidade pública. Além de ser responsável pelo controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e da vegetação nativa do Brasil.

Todo o procedimento para essa regularização poderá ser feito online. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.car.gov.br/#/

Lorena atuante.

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente participou na última quarta-feira (23) do curso Áreas Rurais Sustentáveis, em Santo Antônio do Pinhal. 

O evento contou com uma palestra ministrada por Leonardo do Nascimento Lopes, Diretor da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Código Florestal, Cadastro Ambiental Rural e Programa de Regularização Ambiental foram alguns dos temas abordados no encontro.

Jpeg

2ef44d2f-d0b9-46fa-ac40-ef7561c5de41

.

 

Share.

Leave A Reply