Prefeitura e Acial buscam parceria de comerciantes para decoração natalina

Há mais de dois meses para o Natal, a prefeitura e a Associação Comercial Industrial de Lorena (ACIAL) buscam unir esforços com comerciantes centrais para promover um Natal Iluminado às famílias lorenenses.

Na semana passada, o prefeito Fábio Marcondes reuniu-se com o Presidente da Acial Sérgio Rocha, na presença da Secretária de Cultura Mila Trepicho, do Presidente da Câmara Luiz Francisco (Luizão), dos vereadores PM Souza e Marcelinho Alvarenga, e de apenas três comerciantes para discutir o tema em questão. Na ocasião, foram expostas todas as dificuldades da prefeitura e da Acial em promoverem o Natal Iluminado com recursos próprios.

Segundo o Presidente Sérgio Rocha, apesar da pouca participação dos comerciantes, mais de 500 comerciantes do centro foram convidados por carta a participar da reunião, independente de serem sócios da Acial ou não, além de terem sido enviados e-mails e divulgado em redes sociais. A excelente iniciativa busca valorizar o comércio local no período natalino.

“A Acial busca levar o que há de melhor no Natal para a nossa cidade, por isso se une com a prefeitura para que o comércio se mobilize e atraia a família para a praça”, conta Sérgio.

O prefeito Fábio Marcondes elogiou a iniciativa da Acial em buscar, junto à Cultura e aos comerciantes, atrair os lorenenses para as ruas em uma festa tradicional e explicou que a prefeitura não tem condições de arcar com as despesas.

“Estamos trabalhando com um déficit orçamentário, pois houve a diminuição do repasse do Governo Federal e Estadual, e a queda na arrecadação de impostos. Não gastamos nada a mais do nosso orçamento, porém para isso tivemos que fazer várias ações de contenção de gastos, como corte de estagiários, diminuição limpeza pública, diminuição carga horária trabalhada, entre outras. Por isso não temos condições de arcar com as despesas do Natal e pedimos a contribuição dos comerciantes para isso, já que o retorno à eles pode ser positivo, em atrair o público para a proximidade de suas lojas”, explica o prefeito Fábio Marcondes.

Assim como no ano passado, a Secretaria de Cultura buscou patrocínios e apoiadores e até o momento,  o Banco do Brasil aceitou patrocinar a festa com a contribuição de R$10.000,00, o que ainda assim seria insuficiente para os gastos. Em contrapartida, a prefeitura irá colaborar com a tradicional Casa do Papai Noel, mão-de-obra, pintura de guias da região central e reforma dos bancos da Rua Principal.

“Precisamos unir forças com a Acial e com os comerciantes do Centro por um único objetivo, o de oferecer um natal melhor às famílias lorenenses”, afirma a Secretária Mila.